Terramoto em Taiwan pode colocar em causa cadeia de abastecimento de semicondutores, alertam analistas

Taiwan foi atingida pelo maior terramoto dos últimos 25 anos e isso pode colocar em causa a cadeia de abastecimento de semicondutores por toda a Ásia, segundo avisaram esta quarta-feira diversos analistas, que salientaram que algumas das principais empresas terem realocado infraestruturas e empregados.

Até ao momento, o terramoto de 7.2 na escala de Richter causou 9 mortos e mais de 800 feridos.

A ilha tem um papel essencial na produção de semicondutores e é lar da maior empresa de manufaturação de chips, responsável pelo fornecimento de marcas como Apple e Nvidia. Apesar de a maior parte das empresas não estarem perto do epicentro do sismo, muitas evacuaram os edifícios, enquanto outras fecharam para dar lugar a inspeções de segurança.

Muitas empresas garantiram que vão voltar à atividade, mas há graves perturbações em outras que podem levar a atrasos. “Mitigar os impactos do sismo necessita de medidas cuidados e tempo para restaurar a produção e manter os padrões de qualidade, o que apresenta obstáculos adicionais”, referiram os especialistas da Barclays.

O terramoto desta quarta-feira pode levar, a curto prazo, a um período turbulento para os produtores de tecnologia, sobretudo no mercado asiático – Japão, Coreia do Sul, Vietname e China podem ser os principais prejudicados, o que pode significar uma subida dos preços.

Terramoto em Taiwan deixa 70 mineiros soterrados em duas minas de carvão

Edifício mais alto de Taiwan ‘sobrevive’ ao terramoto: torre ‘Taipei 101’ tem pêndulo dourado protetor para que não desabe

Ler Mais