Tem o carro praticamente submerso: o que faz? Saiba a melhor maneira de sair ileso desta emergência
Sabe quanto tempo demora um carro a encher-se de água e afundar completamente?
De acordo com um estudo da Fundação Pons, com sede na capital espanhola, Madrid, o tempo estimado, em condições normais, e dependendo do tamanho do carro ou do formato da vedação das portas e janelas, demorará entre 30 segundos e dois minutos.
Se se encontrar perante uma situação semelhante, deve-se tentar ser o mais rápido possível e manter a calma ao lidar com este cenário extremo para se salvar do novo comportamento do veículo, que vai afundar-se nas profundezas no momento de estar completamente cheio de água por dentro.
Mas como se pode sair desta situação extrema?
A maioria dos utilizadores pensará que simplesmente abrindo a porta do carro enquanto está a encher-se de água poderá sair do veículo sem qualquer problema. Infelizmente, a diferença de pressão vai evitar este cenário, pelo que terá de ter outro tipo de ação para sair do habitáculo com segurança.
Quais são as duas alternativas existentes? A primeira seria quebrar uma janela e sair por ela ou, por outro lado, esperar que a pressão iguale e abrir a porta do veículo para escapar. Claro, terá de manter a calma o tempo todo e prender a respiração por alguns segundos, algo que nem todos conseguem.
Como se quebra a janela?
Em primeiro lugar, e sempre que haja crianças ou idosos no interior do automóvel, o cinto de segurança deve ser solto para haver maior liberdade de movimentos. Há utilizadores que, perante este tipo de cenário, recorrem à quebra do vidro dianteiro do veículo com pontapés. Esta decisão é um erro absoluto, pois é quase impossível fazê-lo devido à sua dureza e solidez.
Uma situação semelhante ocorre com as janelas dos carros. Portanto, é melhor ter um martelo especial – que pode ser adquirido por menos de 10 euros em diversas lojas especializadas – sob o assento para quebrar vidros em situações extremas de emergência. Se, dadas as circunstâncias, não o tiver, uma alternativa eficaz seria retirar o encosto de cabeça e utilizar as suas hastes metálicas para quebrar o vidro e sair da cabina para salvar as nossas vidas.