Tem dúvidas sobre como melhor integrar trabalhadores remotos? Siga estas orientações
O teletrabalho veio exigir às empresas um esforço significativo no que toca à gestão dos trabalhadores que estão em regime totalmente remoto ou em modelos híbridos, seja ao nível dos escritórios, seja no que toca à relação entre empregador e empregado.
O estudo “‘Resetting Normal: Defining the New Era Of Work 2021”, da Adecco, demonstrou que a distância entre os trabalhadores e os líderes empresariais gera sentimentos de frustração e ansiedade, que poderão comprometer a produtividade.
Para ser possível ultrapassar os obstáculos relacionais e laborais criados pelo teletrabalho, a consultora de recursos humanos aponta que, mesmo à distância, os líderes e os trabalhadores devem guardar algum tempo do dia de trabalho para conversas individuais, para cobrir assuntos como a progressão na carreira ou questões que estejam relacionados com aspetos f12ísicos ou psicológicos. Também a promoção de trabalho entre vários colaboradores é essencial para estimular as dinâmicas sociais entre colegas.
Apesar da emergência do trabalhado “desmaterializado” e à distância, os escritórios ainda continuam a ser parte do universo das empresas. Contudo, devem sofrer alterações, para melhor se adequarem aos novos padrões de trabalho. Diz a Adecco que as empresas já estão a transformar os layouts dos seus escritórios, como a criação de espaços mais amplos e colaborativos, para receber em segurança e conforto os trabalhadores que estejam em regime híbrido. Além disso, as empresas devem também conceber a melhor organização dos regimes de trabalho misto, consoantes as necessidades de cada equipa.
Por fim, as empresas devem saber valorizar os trabalhadores que se mantiveram com a empresa durante os períodos mais críticos da pandemia, com grande sacrifício pessoal, chegando a fazer trabalho extra quando necessário para fazer frente à dura realidade de então.
Esta valorização permite dar um sinal de confiança ao trabalhador e de apreço sobre o trabalho que desenvolve, e pode ser uma importante prática para a retenção de talento, que, à distância, muitas vezes não sabe o que pensa o empregador.