Tem crédito habitação? Vêm aí boas notícias. Prestação pode aliviar já em maio

Se tem crédito a habitação, estarão para breve boas notícias. O próximo mês de maio pode trazer um ligeiro alívio nas prestações da casa, especialmente para aqueles que possuem empréstimos indexados à Euribor a 12 meses.

De acordo com especialistas financeiros ouvidos pela ‘SIC Notícias’, a Euribor a 6 meses, atualmente em 3,8%, e a taxa a 3 meses, mantendo-se em valores semelhantes, estão a indicar uma possível redução nas prestações dos empréstimos.

Esta poderia ser a primeira vez em mais de dois anos que os proprietários veriam uma diminuição nas suas prestações, com cortes mais significativos esperados a partir de junho, caso o Banco Central Europeu (BCE) decida reduzir as taxas de juros.

Nuno Rico, da DECO, destaca que embora as prestações estejam a caminho de uma redução em maio, após meses de aumentos constantes, o impacto pode variar dependendo da maturidade da taxa Euribor. Para aqueles com taxas a 3 meses, a redução será mínima, enquanto os proprietários com taxa a 12 meses podem esperar uma diminuição mais significativa na prestação.

Embora a expectativa seja de uma diminuição contínua nos próximos meses, os especialistas alertam que quaisquer reduções nas taxas de juros pelo BCE devem ser graduais e modestas.