Tem cartão de crédito? Estes são os erros mais comuns que deve evitar ao utilizá-lo

O cartão de crédito é um método de financiamento instantâneo, mas que mais tarde pode trazer problemas. Apesar de trazer vantagens, pode deixar qualquer pessoa endividada, se não for usado de forma responsável.

Tenha atenção a estes cinco erros que pode estar a cometer no uso do seu cartão de crédito.

Atingir o limite do cartão muitas vezes: apesar de ter um limite, não se deve alcançar esse limite de crédito, muito menos ultrapassá-lo. Pode não cair na sua conta diretamente, mas mais tarde vai cair.

Gastar mais do que se recebe: mesmo que o cartão de crédito tenha um valor de crédito superior ao seu salário, não o deve gastar pois no mês de pagamento, não terá suficiente, e para além disso ainda existem outras contas para pagar.

Não conhecer as taxas cobradas para uso do cartão: há custos relacionados como a anuidade, as comissões, os juros, os juros de mora e comissões e o imposto de selo, para além dos custos que tem de pagar quando se atrasa no pagamento da fatura.

Não seguir os extratos: convém analisar várias vezes o extrato do cartão de crédito para ir controlando o limite e fazer uma melhor gestão das suas finanças. Há aplicações que até já permitem que o cliente coloque um objetivo ou um limite para gastos, e são notificados quando superam essas metas.

Levantar dinheiro: apesar de poderem ser utilizados para levantar dinheiro nas caixas de Multibanco, para além de assumir mais uma dívida, por ser dinheiro a crédito, vai ainda pagar uma comissão extra, mesmo em caixas automáticas do seu banco. Em casos de necessidade de liquidez urgente são úteis, mas se forem utilizados com esse propósito muitas vezes, pode ter de pagar comissões bastante elevadas.

Ler Mais