Tem a sua lista de compras preparada? Saiba como poupar centenas de euros na Black Friday e Cyber Monday

A Black Friday (24 de novembro) e a Cyber Monday (27 de novembro) estão já aí à porta com os seus descontos imperdíveis. No entanto, deve sempre fazer compras de forma consciente e sem gastar mais do que o necessário. Siga as nossas dicas e sugestões para poupar a dobrar este ano.

Se pretende agregar mais descontos do que os oferecidos nestas datas, note que existem diversos cartões de crédito com vantagens únicas. Quer comprar aquele sofá que andas a namorar há meses e no verão conseguir fazer a sua viagem de sonho com milhas aéreas? Ou prefere receber parte do valor gasto nestas compras?

 

O que são a Black Friday e a Cyber Monday?

Estas são duas datas bem conhecidas no calendário de quem gosta de promoções, nas quais a vasta maioria das lojas faz descontos, por vezes bastante generosos, no total ou em parte dos seus produtos. A respetiva tradução, a partir do inglês, é “Sexta-feira Negra” e “Segunda-feira Virtual”. Estas são, como os próprios nomes fazem suspeitar, tradições nascidas nos Estados Unidos e recentemente importadas para a Europa.

A diferença entre uma e outra assenta no facto de a Black Friday ser celebrada pela vasta maioria das lojas físicas na sexta-feira que sucede o Dia de Ação de Graças, enquanto a Cyber Monday é assinalada apenas para compras online na segunda-feira que se segue.

A Cyber Monday surge como uma segunda oportunidade para quem não conseguiu aproveitar a Black Friday, às vezes com preços ainda mais baixos para tentar persuadir mesmo os que já aproveitaram a sexta-feira anterior. E há ainda marcas que aderem à Black Week, distribuindo as promoções por toda a semana que precede a Black Friday. No fundo, a Black Week é como se fosse um “aquecimento” antes da grande corrida que é o Black Friday.

Estes são dias aproveitados por quem quer poupar, sobretudo em grandes compras, uma vez que encontras uma vasta oferta de produtos mais baratos em várias áreas, como vestuário, tecnologia, eletrodomésticos ou mobiliário. A ocasião incentiva as marcas a escoar os seus stocks e, por isso, os preços são mais acessíveis, e podem até ser encontradas boas condições de pagamento e de entregas.

Fazer “bom uso” das promoções de ambos os dias é o que todos queremos, mas a questão que se impõe é: como comprar mais a menor custo, de modo a otimizar os gastos? A resposta é simples e não implica muita matemática.

Pense a longo prazo

É inevitável: ao longo do ano há muito em que gastar dinheiro. Para além das despesas quotidianas, há sempre ocasiões especiais como aniversários que implicam um desembolso mais ou menos generoso e que, bem feitas as contas, fazem toda a diferença na carteira.

Assim sendo, aproveite esta época para deixar, desde já, tratados os presentes a comprar para o ano que vem. A Black Friday é uma época de ofertas e condições que não encontrarás em nenhuma outra época do ano e, por isso, apesar de o Natal e os aniversários parecerem distantes, tratar já disso é um investimento que compensa.

Dois exemplos de investimento nestes descontos

Em ambos os eventos as promoções variam muito, chegando aos 75% de desconto. Por isso, e para servir de referência, previmos e estabelecemos uma redução média de 30% em todas as compras.

Temos então dois exemplos: a Ana tem 30 anos, é casada, tem um trabalho estável e um poder de compra considerável. O João tem 24, ainda não pensa em casar com a sua namorada e está a iniciar agora a sua carreira.

À semelhança dos anos anteriores, ambos chegaram ao fim do mês de novembro sem ainda terem comprado as prendas de Natal. Porém, este ano decidiram investir nas promoções da Black Friday e da Cyber Monday: não só irão comprar os presentes de Natal, como também os de aniversário do ano que vem. Eis os gastos de ambos:

Compras da Ana

Exemplo - compras da Ana

Compras do João

Exemplo - compras do João

Podem ainda pensar mais adiante e antecipar as compras que terá de fazer para o Dia de São Valentim, o presente de aniversário de casados, a prenda de anos de um amigo próximo ou até um presente para si mesmos.

Esta pode ser, por exemplo, a altura ideal para apostarem na substituição do frigorífico velho ou, quem sabe, na renovação do guarda-roupa.

Não se esqueça do impacto que tem o cashback do seu cartão de crédito

Ter o cartão de crédito certo pode trazer-lhe ainda mais vantagens. Por exemplo, existem no mercado alguns produtos que oferecem até 4% de cashback.

Se a Ana efetuar as suas compras com um cartão que inclua este tipo de benefício, e tendo em conta os gastos que teve, vai conseguir poupar 38,36 euros. Isto significa que, somando aos descontos diretos das lojas, poupará um total de 449,36 euros.

Já o João, se usar um cartão de crédito com 4% de cashback, poupará um total de 175,12 euros (incluindo os descontos e o cashback).

Se a azáfama das lojas não te convence, sabe que algumas aplicam simultaneamente descontos nas encomendas online. De qualquer das formas, podes beneficiar do cashback em todas as compras desde o conforto da tua casa no dia da Cyber Monday, fazendo-o através da Internet.

Planeamento e atenção são as palavras-chave

A Black Friday e a Cyber Monday podem apresentar descontos tão elevados que levam qualquer pessoa a querer comprar mais do que realmente necessita. O objetivo destes dias é oferecer produtos a preços reduzidos e, muitas vezes, os consumidores acabam por gastar tanto ou mais do que o valor original de um bem, porque compram mais itens de que talvez não precisem.

Por isso, não se deixe guiar apenas por uma boa promoção, e não compre só porque está muito barato. Quando uma compra lhe suscitar dúvidas, remeta a decisão para mais tarde, para que não seja o impulso a tomar uma decisão, mas sim a ponderação.

Leia as sugestões que lhe deixamos para evitar gastos desnecessários e para que otimize ao máximo as suas compras na Black Friday e na Cyber Monday:

1) Faça uma lista

O passo mais importante antes de começar as suas compras nestes dias de descontos imperdíveis é, sem dúvida, a criação de uma lista de itens de que realmente necessita. Sabendo os produtos que precisa de comprar e quais as prioridades com a lista, já poderá sondar os preços para saber se encaixam no orçamento.

Sabemos que as promoções são tentadoras, mas é sempre bom não deixar as coisas saírem do controlo. Assim, guie-se apenas por esta listagem e evita comprar mais artigos do que os que apontou.

2) Saiba os preços

Algum tempo antes da Black Friday e da Cyber Monday sugerimos que procure conhecer os preços dos artigos, para não cair em falsos descontos. Estes custos vão oscilando ao longo do tempo e, se souber no mês anterior qual o preço dos artigos que deseja, quando chegar a altura destes descontos conseguirá avaliar a relação entre o preço e o desconto praticado e perceber se é realmente vantajoso comprá-los nestes dias.

3) Conheça os produtos

Nestas alturas é importante conhecer os artigos que deseja adquirir. Se o produto foi descontinuado poderá ter problemas futuros na reparação. Por outro lado, se necessitar de o trocar, poderá ter de respeitar algumas regras, pelo que deverá ler todas as letras pequenas.

Sugerimos ainda que guarde a fatura do produto que comprou e que se certifique de que este é o ideal para si. Por exemplo, se pretende comprar uma máquina da loiça, verifique se esta tem as medidas correspondentes às do seu móvel da cozinha.

4) Cuidado redobrado nas compras online

Na Black Friday e, em especial, na Cyber Monday, as compras pela Internet aumentam para níveis exponenciais. Um maior número de transações poderá implicar uma vulnerabilidade acrescida em ataques cibernéticos.

Tenha especial cautela nestes dias, prestando atenção aos websites nos quais realiza as suas compras. Compra apenas nos websites que possuem o desenho de um cadeado junto ao endereço, o qual deverá ser iniciado por “https”, pois esta designação representa o protocolo digital que certifica a segurança dos dados dos clientes.

5. Comece cedo

A melhor altura para fazer as compras na Black Friday e na Cyber Monday é de manhã cedo, não só porque pode haver descontos exclusivos durante um horário específico, mas principalmente para garantir que encontra os artigos que planeou comprar, antes que esgotem.

Assim, esteja atento ao horário das lojas para que possa estar no site ou na loja física o mais cedo possível. Se comprar ao final do dia ou à noite, o mais provável é que os artigos que deseja estejam esgotados ou, no caso do vestuário e calçado, existirem apenas em cores ou tamanhos que não servem.

6. Conheça os seus direitos

Antes de efetuar as suas compras, verifique as políticas de troca e devolução da loja. Os imprevistos acontecem e pode ser necessário fazer uma devolução ou uma troca. No que diz respeito a compras online, assiste ao consumidor o Direito ao Arrependimento, que permite a devolução do produto até 14 dias após a compra, sem dar qualquer explicação, e a loja é obrigada a restituir o valor total.

Lembre-se de que os produtos com desconto de Black Friday e de Cyber Monday devem apresentar a mesma qualidade dos produtos sem desconto, e poderá reclamar tal como faria noutra época do ano. Além disso, tenha em mente que, nestes dias, as lojas podem aplicar algumas condições especiais, como limitar o pagamento por cartão ou alterar o sistema de devoluções, mas tais limites devem ser anunciados ao público de forma clara e visível.

O ideal é precaver-se, mas não deixe passar esta oportunidade única para comprar aqueles produtos que tanto deseja ou de que precisa. A Black Friday e a Cyber Monday permitem poupar centenas de euros, portanto não desperdice os descontos oferecidos.

Ler Mais





Comentários
Loading...