Taxas de juro na Zona Euro começam a subir já em julho. BCE pondera primeiro aumento de 25 pontos-base

O Banco Central Europeu (BCE) começará a aplicar aumentos graduais das taxas de juro já no verão, presumivelmente em julho. O objetivo é tentar controlar a subida da inflação, que na Zona Euro está hoje calculada em 7,5%.

A informação é avançada por vários órgãos de comunicação social, que citam membros do Conselho de Governadores do BCE, que estará a considerar acabar com o plano de compras de ativos no início de julho. No entanto, de acordo com a ‘Reuters’, o Governador do Banco Central da Estónia, Madis Müller, revelou que o fim do plano de compras poderá até ser antecipado algumas semanas, podendo acontecer já no próximo mês de junho.

Consultado pela ‘Executive Digest’, o analista Henrique Tomé, da corretora XTB, explicou que se espera que o primeiro aumento das taxas de juro, a acontecer em julho, será de 25 pontos-base, de acordo com os planos já traçados pelo BCE. Por agora, é esperado um segundo aumento, planeado para setembro.

Quanto aos impactos nas economias da Zona Euro, Henrique Tomé apontou que “se o BCE avançar com apenas dois aumentos, o impacto deve ser reduzido”. No entanto, caso o banco central decida adotar “uma postura mais agressiva (hawkish)”, com mais aumentos das taxas diretoras, como tem acontecido com a Reserva Federal norte-americana, “então as coisas podem mudar”.

Referindo que o indicador do sentimento económico na Zona Euro tem vindo a melhorar, com aumentos de 13,5 pontos, “faz sentido os aumentos das taxas”, sublinhou o analista.

Se esses planos se confirmarem, o aumento das taxas de juro será o primeiro a acontecer em mais de 10 anos.

Ler Mais





Comentários
Loading...