Taxa de juros sobre cartões de crédito atinge 15,8%. A primeira subida no último ano

No segundo trimestre deste ano, o teto máximo para a taxa de juro sobre os cartões de crédito será de 15,8%, revelou o Banco de Portugal (BdP), esta terça-feira.

Ao fixar em 15,8% o valor máximo que as instituições podem cobrar pelos juros dos cartões de crédito nos próximos três meses, o BdP aumenta ligeiramente esta taxa já que no primeiro trimestre deste ano a taxa em vigor era de 15,7% .

A taxa máxima aplicável aos contratos de crédito, para além dos cartões de crédito, abrange linhas de crédito, contas correntes bancárias, e facilidades de descoberto. Às ultrapassagens de crédito será aplicada a mesma taxa (15,8%).

Esta é a primeira subida desde o primeiro trimestre do ano passado.

Segundo o regulador, as taxas máximas agora divulgadas “ponderam o impacto na TAEG das alterações às taxas de Imposto do Selo que incidem sobre o crédito aos consumidores”, alterações estas que advém do Orçamento de Estado aprovado para este ano.

Os créditos pessoais, que incluem educação, saúde, energias renováveis, e locação financeira de equipamentos, terão nos próximos três meses, uma taxa de 6,8%  (quando no trimestre anterior era de 6,3%).

Para outros créditos pessoais a taxa, sem alteração, fica nos 13,1%.

No que diz respeito ao crédito automóvel, à compra de usados aplica-se 12,2%, e se forem novos será de 9,6%.

 

 

 

 

Ler Mais





Comentários
Loading...