TAP é companhia aérea com mais reclamações desde 2019. Só este ano, já recebeu 578 queixas
O Portal da Queixa divulgou esta terça-feira dados que demonstram que número de reclamações dirigidas a companhias aéreas aumentou 18% este ano, face a 2021. No pódio está a TAP, com 44% das reclamações registadas, seguida da Ryanair e da Easyjet, com percentagens de 18% e 10%, respetivamente.
Os três principais motivos de reclamação são os cancelamentos e reembolsos de viagens, as dificuldades no atendimento ao cliente e os problemas com a bagagem.
“Numa altura em que a aceleração da privatização da TAP é tema em debate, uma análise do Portal da Queixa à categoria Companhias Aéreas indica que, entre os dias 1 de janeiro e 13 de setembro deste ano, os consumidores portugueses registaram 1.317 reclamações dirigidas às transportadoras, um aumento de 18% em relação ao período homólogo, onde se verificaram 1.118 queixas”, explica, em comunicado.
Deste total, 578 reclamações pertencem à TAP, 239 à Ryanair e 130 à Easyjet. Em quarto lugar encontra-se a Vueling com 65 queixas (5%) e a Iberia com 46, a pesar 3% no total do setor.
Este ano, os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores estão relacionados com o cancelamento e reembolso de viagens (44%); dificuldades no atendimento ao cliente (27%); problemas com a bagagem (26%) e outras queixas (4%).
“A análise revela ainda que a TAP é a companhia aérea que mais reclamações recebe, posição liderada pela empresa nos últimos quatro anos, com o número de queixas a subir desde 2019, apesar dos dois anos de pandemia (2020-2021), a variação marcou-se crescente. Em 2019, ano de pré-pandemia, a transportadora recebeu, no mesmo período em análise, 395 reclamações, o que reflete um aumento na ordem dos 42%, comparativamente com 2022”, acrescenta o Portal da Queixa.
Relativamente à opinião dos consumidores sobre a capacidade de resolução dos problemas, a TAP tem um Índice de Satisfação avaliado pelos consumidores em 15.2 pontos (em 100), a Ryanair está pontuada em 6.4, a Easyjet obtém 8.3 pontos, a Vueling 5.8 e a Iberia 18.5 de pontuação.