Sondagem: Montenegro é mais honesto e competente, mas Pedro Nuno está mais preparado para ser primeiro-ministro

Pedro Nuno Santos, líder do PS e candidato a primeiro-ministro nestas eleições legislativas, deu que falar ao começar o seu debate com Rui Rocha (IL) com um “sou sério” mas, segundo as sondagens, os portugueses apontam que o líder social-democrata, Luís Montenegro, é mais honesto, competente ou confiável.

É o que revelam os dados da mais recente sondagem na Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público. Segundo os resultados, na comparação entre Montenegro e Nuno Santos, o líder ‘laranja’ é considerado o mais competente (41% contra 33%), o mais honesto (41% contra 28%) e em quem os portugueses inquiridos depositam mais confiança (43% contra 32%).

Ainda, Montenegro é destacado como sendo “mais apto a defender os interesses do Estado” (42% contra 36% que preferem Pedro Nuno Santos) e também o mais capacitado para promover o crescimento da economia nacional (45% contra 33%) e resolver os problemas nos setores da saúde e educação (42% ‘versus’ 31%).

Pedro Nuno Santos só surge destacado, com pequena vantagem na avaliação de qual dos dois líderes está mais preparado para exercer o cargo de primeiro-ministro (39% prefere o socialista, contra 38% que escolhe Montenegro).

No combate à pobreza os dois líderes estão muito próximos (37% de Montenegro cotra 36% de Nuno Santos), sendo que o presidente do PSD é considerado o que tem mais capacidade para formar um governo com ministros bem preparados e disponíveis para defender os interesses do Estado e dos cidadão (45% contra 33%).

Na sondagem, foi também revelado que grande parte dos inquiridos não conhecia alguns dos líderes políticos e candidatos a primeiro-ministro. Mais de metade (56%) diziam desconhecer Rui Rocha, líder da IL, e 44% não identificavam Rui Tavares, do Livre.

Paulo Raimundo, do PCP, não era reconhecido por 43% dos portugueses inquiridos. Por outro lado, André Ventura era o mais conhecido (só 4% dizia não saber quem era), seguido de Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro (8% dos inquiridos não os reconhecia).

Sobre os temas centrais na campanha, uma maioria dos inquiridos quer ver a Saúde discutida (72%), seguindo-se questões relacionadas com Educação (48%) e Habitação (20%).

Ler Mais