ONU exorta Israel a abrir de imediato postos fronteiriços em Gaza

O alto comissário da ONU para os direitos humanos, Volker Turk, exortou hoje Israel a abrir passagens fronteiriças em Gaza para permitir a entrada de ajuda humanitária no enclave palestiniano, perante o risco de encerramento de serviços de saúde.

Agências das Nações Unidas advertiram hoje que numerosos centros médicos podem interromper as suas operações nos próximos dias por escassez de combustível.

“Estas medidas são indispensáveis para a entradas de alimentos, medicamentos, combustíveis e outras necessidades que devem chegar a uma população desesperada e aterrorizada”, indicou Turk em comunicado.

Previamente, o gabinete de coordenação de Assuntos humanitários da ONU advertiu que o encerramento da passagem de Rafah imposto pelas forças israelitas originou uma escassez de combustível que poderá forçar ao encerramento, nas próximas 24 horas, das operações de numerosos serviços de saúde, incluindo os de cinco hospitais.

A escassez de combustível também pode obrigar ao encerramento quase imediato de 17 clínicas improvisadas mantidas pela Organização da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA), e ainda de cinco hospitais de campanha e de dez clínicas móveis.