Sonae vai antecipar pagamentos aos fornecedores mais sustentáveis
A Sonae estabeleceu um acordo com o Banco Santander Portugal para a implementação de uma solução que permitirá aos fornecedores que registem as práticas mais sustentáveis nas suas cadeias de abastecimento receberem antecipadamente as suas faturas. O anúncio foi feito esta quarta-feira, dia 11 de maio.
Em comunicado enviado às redações, a parceria, no valor de 50 milhões de euros, visa incentivar as melhores práticas ao nível dos indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo (ESG), e contará com o apoio da plataforma EcoVadis na monitorização do desempenho de sustentabilidade dos fornecedores.
A Sonae, que sublinha que esta medida é única na Península Ibérica, já tem acordos com outras entidades financeiras para permitir a antecipação de faturas. Contudo, esta é a primeira com uma ênfase marcadamente sustentável, e pretende funcionar como um sistema de incentivos às melhores práticas em matéria de ESG.
A medida abrangerá, numa fase inicial, os fornecedores do Continente, da Worten, da MO e da Zippy.
O CEO da Sonae, João Dolores, explica que “este protocolo de confirming com base em critérios ESG é uma forma de premiar” os esforços empreendidos pelos fornecedores das marcas do grupo na utilização sustentável dos recursos e “na promoção de soluções inovadoras para os desafios ambientais e sociais que, juntos, enfrentamos na cadeia de valor”.