Só uma em cada cinco empresas está preparada para a descarbonização, revela estudo
A Boston Consulting Group (BCG), divulgou esta quinta-feira os dados do o relatório de Empresas Mais Inovadoras, “Are You Ready for Green Growth?”, onde pela primeira vez fez questões sobre a importância do Clima e Sustentabilidade (C&S) na inovação.
As principais conclusões são que dois preços das empresas consultadas consideram o tópico uma prioridade e mais de metade consideram-se inovadoras e empenhadas na temática.
“Contudo, apenas cerca de uma em cada cinco organizações está preparada para agir, ou seja, já incorporou estas prioridades nos seus mecanismos de inovação, adquiriu as competências e está pronta para desenvolver o produto, o processo e as inovações do modelo de negócio necessários”, explica a empresa, em comunicado.
“Enquanto muitas empresas falam de sustentabilidade e fazem promessas de descarbonização, muito poucas fizeram verdadeiramente o trabalho de integrar as prioridades do C&S nos seus mecanismos de inovação e produzir resultados tangíveis”, diz Justin Manly, líder global do segmento de crescimento e inovação da BCG e coautor do relatório. “Ao mesmo tempo, investidores, reguladores, clientes e acionistas estão todos à procura de grandes empresas e dos seus CEOs para assumirem a liderança na realização de progressos reais contra o aquecimento global.”
Outra das conclusões é que as 50 empresas mais inovadoras de 2022 já são líderes de inovação em C&S. A ocupar o primeiro lugar no ranking está a Apple, seguida da Microsoft e da Amazon.
“Em linha com o que se observou nos últimos cinco anos, mais de metade das empresas mais inovadoras está sediada na América do Norte. Contudo, a Ásia-Pacífico e a Grande China continuam a crescer enquanto centros de inovação, aumentando a sua representação no top 50, de quatro e três empresas em 2018 para oito e sete empresas em 2022, respetivamente”, acrescenta o relatório.