Smartphones: 3 truques para a aumentar a vida da bateria

Ao contrário do que possa pensar, não tem de esgotar a bateria para voltar a carregá-la. Esqueça este e outros mitos e conheça as nossas dicas para aumentar a vida da bateria.

A temperatura elevada é a principal inimiga da vida das baterias de smartphones e tablets: a exposição das baterias, por tempo prolongado, a temperaturas elevadas provoca perda prematura da sua capacidade.

Algumas alterações na utilização dos dispositivos móveis podem fazer muito pela durabilidade das baterias de iões de lítio.

Evite temperaturas elevadas

Não deixe o smartphone ou o tablet dentro do carro num dia quente. Durante a condução, evite colocá-lo no tabliê.

Uma utilização intensiva num ambiente com elevada temperatura também não é boa ideia (por exemplo, usar os dispositivos na praia durante várias horas seguidas). Jogos exigentes que requerem muito poder de processamento também podem causar sobreaquecimento.

Caso detete que os seus dispositivos móveis atingem uma temperatura elevada, suspenda a sua utilização. Temperaturas de cerca de 40ºC já podem afetar tanto o desempenho como a durabilidade das baterias.

Se o equipamento vai estar parado durante algum tempo, escolha um lugar fresco e seco para o arrumar e deixe a bateria do aparelho com cerca de metade da carga.

Desligue o smartphone enquanto carrega

Sempre que possível, desligue o aparelho durante o carregamento, pois a operação irá decorrer de forma mais rápida. Se estiver a realizar alguma tarefa mais prolongada em simultâneo com o carregamento, o smartphone também poderá sobreaquecer.

Evite a descarga completa. Ao contrário das baterias de níquel, as de lítio não sofrem do efeito de memória, pelo que é preferível iniciar a carga quando atingir 20 ou 15% de capacidade. Também não tem de realizar a carga até ao fim, basta que a bateria atinja um nível de carga elevado.

Se deixa o telemóvel ou tablet a carregar durante a noite saiba que quase todos os dispositivos móveis recentes são suficientemente inteligentes para parar de carregar, o que evita problemas de sobrecarga e sobreaquecimento.

No entanto, se verificar aquecimento, evite fazê-lo sempre que possível e retire a capa de proteção do aparelho antes de o colocar a carregar, para que a dissipação do calor se faça com mais facilidade.

Utilize sempre o carregador que vem com o seu smartphone e tablet ou que seja aprovado pelo fabricante porque estes fornecem a energia dentro dos parâmetros adequados.

Carregadores com maior amperagem não vão carregar mais rápido porque os circuitos de proteção integrados nas baterias limitam a corrente aceite.

Na imagem mostramos onde ler a voltagem/amperagem do carregador.
Na imagem mostramos onde ler a tensão/corrente do carregador.
Carregar no computador é mais lento

Muitas pessoas recorrem às portas USB dos computadores para carregar os seus dispositivos. O carregamento é mais lento porque na porta USB 2.0 a corrente é de apenas 0,5 Ampere, enquanto os carregadores dos smartphones e tablets debitam correntes superiores. A corrente elétrica também poderá estar sujeita a alguma instabilidade decorrente do funcionamento do computador e causar aquecimentos. Trata-se assim de uma solução a evitar sempre que possível.

Ler Mais