“Situação inédita” nesta altura do ano: creches privadas e IPSS estão “esgotadas nos grandes centros urbanos”, denuncia associação

Já não há vagas em creches nesta altura do ano, denunciou esta segunda-feira a Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular, à ‘SIC Notícias’: segundo Susana Batista, presidente da instituição, esta é uma “situação inédita” e alertou para a falta de recursos humanos para manter em funcionamento algumas salas e até para abrir novas.

“Há famílias que procuram creches privadas porque já não há vagas nas IPSS. Primeiramente, procuram as que aderiram ao programa das creches gratuitas, mas mesmo as creches privadas estão esgotadas nos grandes centros urbanos”, garantiu a responsável.

Segundo a ACPEEP, há razões que podem explicar a falta de vagas: a subida da taxa de natalidade, as famílias que passaram a ter acesso gratuito às creches que procuravam soluções no “meio familiar” procuram agora creches, entrada de “muitos imigrantes” em Portugal e dificuldades no licenciamento dos espaços, “extremamente complexo e demorado”, sendo necessário “apresentar um projeto como se fosse uma obra de raiz”.

No entanto, a associação adiantou ainda que há cerca de 25% das creches com “salas vazias” e algumas em “iminência” de fechar por falta de educadores de infância: “Quem os tem e os quer manter tem de aumentar os valores de salários”.

Por último, há mais de 80 mil crianças sem vaga em creches gratuitas, com a associação a apelar ao Governo que facilite a abertura de novas salas “em condições de segurança mas sem complexidade”.