Sindicatos alertam tripulações aéreas para incluir lanternas e luvas para caçar percevejos durante escalas de voo
O sindicato dos comissários de bordo da United Airlines emitiu um comunicado no qual deixou orientações aos tripulantes para incluírem luvas de látex e uma lanterna nas respetivas bagagens para que possam caçar percevejos durante as suas escalas de voo.
Os percevejos têm sido destaque nas últimas semanas após um alerta de infestação em Paris, Londres e em diversas cidades portuguesas. Também a Associação de Comissários de Bordo, que também representa membros da tripulação da Alaska Airlines, Frontier e várias outras companhias aéreas, avisou que os comissários devem estar atentos onde quer que estejam no mundo.
Assim, são recomendadas luvas de látex e uma lanterna como itens padrões para os comissários de bordo ao chegarem a um hotel – isso permitirá uma inspeção do colchão em busca de sinais de percevejos, como manchas e fragmentos de pele.
Os cantos do colchão, bem como as bordas, tubulações, costuras e etiquetas, são alguns dos lugares mais fáceis para detetar a presença de percevejos, assim como a cabeceira da cama. No entanto, os comissários foram aconselhados a não tentar remover a cabeceira com demasiado entusiasmo para evitar danos ao quarto do hotel.
Apesar do risco geralmente baixo, o alerta mundial enfatizou que os comissários de bordo devem tomar precauções agora “para evitar o pesadelo” de uma infestação de percevejos nas suas próprias casas.
Foi ainda recomendado que troquem malas de tecido por estruturas rígidas, com superfícies lisas, o que dificulta o transporte de percevejos. As malas devem ser mantidas longe do chão e afastadas de camas e sofás – idealmente num suporte de bagagem ou mesa de vidro.
No caso de encontrar percevejos, os comissários de bordo foram aconselhados a tentar mudar de hotel. Se isso não for possível, devem solicitar um quarto novo o mais distante possível do anterior. A bagagem e pertences devem ser retirados do quarto infetado o mais rápido possível.
Há comissários de bordo e viajantes frequentes que já tomam precauções adicionais para se protegerem contra percevejos, incluindo a quarentena das respetivas bagagens quando regressam a casa.
Por último, é sugerido desfazer as malas fora de casa – como numa garagem – e lavar imediatamente as roupas. Há também unidades de aquecimento portáteis disponíveis online que podem eliminar qualquer presença de percevejos, embora a preços inatingíveis por alguns.
Praga de percevejos: sete recomendações para mantê-los fora de sua casa