Sete milhões de hectares de florestas são destruídos todos os anos para outros usos

Todos os anos, sete milhões de hectares de florestas naturais são convertidos para outros usos, alertou esta segunda-feira o subsecretário-geral do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU.

Li Junhua, que discursava no Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, realçou que “a expansão da agricultura comercial é responsável pela maior parte do desflorestamento”.

De acordo com este departamento, as doenças zoonóticas representam 75% de todas as doenças infecciosas emergentes e geralmente ocorrem quando paisagens naturais, como florestas, são desmatadas, noticiou o portal de notícias ONU News.

O órgão estima que 2 mil milhões de hectares de terras degradadas em todo o mundo tenham potencial para serem restauradas.

Por isso, revitalizar as florestas degradadas é fundamental para atingir a meta da ONU de aumentar a área florestal global em 3% até 2030.

Cumprir esta meta também ajudaria os países a criar novos empregos, prevenir a erosão do solo, proteger as bacias hidrográficas, mitigar as mudanças climáticas e salvaguardar a biodiversidade.

O Conselho Económico e Social das Nações Unidas (Ecosoc) está a realizar desde segunda-feira a 18.ª sessão do Fórum sobre Florestas.

As prioridades do evento são aumentar a área de florestas protegidas ao redor do mundo e reforçar a sua utilização sustentável.

As florestas ocupam 31% da superfície do planeta e abrigam 80% da biodiversidade terrestre.

Além disso, mais de 1,6 mil milhões de pessoas dependem delas para subsistência e rendimento.

A presidente do Ecosoc e embaixadora da Bulgária, Lachezara Stoeva, destacou também na abertura do Fórum que “cuidar das florestas gera benefícios em diversas áreas”, desde a redução da pobreza à educação de qualidade, da promoção de empregos decentes à igualdade de género.

Segundo Stoeva, a preservação das florestas contribui para as metas de combate às alterações climáticas, especialmente na captura de carbono, na mitigação e adaptação.

Estes ecossistemas reduzem inundações, deslizamentos, avalanches, tempestades de areia e outros desastres naturais.

Stoeva sublinhou ainda que vai decorrer este ano o Fórum Político do Alto Nível do Desenvolvimento Sustentável, primeiro no âmbito do Ecosoc, em julho, e depois no âmbito da Assembleia-Geral da ONU, em setembro.

Para a líder do Ecosoc, as deliberações do Fórum sobre Florestas podem contribuir com o avanço de muitos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que precisam de ser alcançados até 2030.

Ler Mais