Servir as pessoas e cuidar do planeta é o maior compromisso: Pedro Afonso, CEO da Vinci Energies Portugal

Como é que caracteriza o Propósito da sua organização?
Servir as pessoas e cuidar do planeta é hoje o nosso maior compromisso, alinhado com a nossa ambição permanente de gerar valor de longo prazo para nossos clientes, accionistas, colaboradores e parceiros, e para a sociedade em geral. Estamos no centro dos desafios que o mundo de hoje enfrenta e temos um papel relevante a desempenhar na transição digital, energética e ambiental de equipas, organizações e infra-estruturas críticas. Promovemos também o desenvolvimento social como um grupo humanista que defende a inclusão e a solidariedade, com um sentido ambiental sempre presente.

Em que medida é que esse Propósito se consegue alinhar com a sua visão pessoal como gestor?
Todos – através do nosso trabalho – podemos construir um mundo melhor, cuidando das pessoas e do planeta. Tenho o privilégio de trabalhar num Grupo que – pela natureza das suas operações, dedicadas à transformação digital e transição energética – potencia um legado verdadeiramente transformacional na sociedade e no mundo. Ter a possibilidade de o fazer acontecer através das pessoas e pelas pessoas – na expectativa de um planeta mais são – inspira-me.

De que forma o Propósito ajuda na atracção e retenção de talentos?
A longevidade do nosso Grupo atravessa gerações. Apoiados em valores fortes, perenes, humanistas, dirigidos para um futuro sustentável, empurra-nos para um diálogo intrageracional permanente. A nossa dimensão global, com actividades tão diversas, são hoje um argumento de atracção, acredito. A retenção – exposta à espuma da competitividade de curto-prazo – é um desafio transversal nos sectores que operamos, mas a escassez de talento disponível no mercado ou na academia – perante tantos projectos por fazermos acontecer – é um desafio ainda maior.

Qual a ligação entre o Propósito da sua empresa e as suas iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade?
Através do Programa VINCI para a Cidadania, apoiamos diversos projectos de diferentes organizações, sobretudo através do voluntariado corporativo e donativos, em que se destaca o trabalho das madrinhas e padrinhos das associações apoiadas, colegas que trabalham no Grupo. Como a solidariedade tem um efeito boomerang, temos sentido um im-
pacto positivo na nossa “família” profissional alargada e a inspiração que recebemos de volta. Ao nível da estratégia am-
biental, o nosso plano assenta em três pilares: agir pelo clima, optimizar a utilização de recursos através da economia circular e preservar os ambientes naturais. Continuaremos a implementar as acções e as melhorias necessárias para reduzir o nosso impacto. Pela natureza das nossas actividades, as nossas marcas estão a desenvolver e implementar soluções e serviços que permitem aos clientes reduzirem a sua pegada carbónica.