Vista Alegre celebra 200 anos com três peças icónicas que ficarão na história da marca
Em ano de celebração de 200 anos de vida, a Vista Alegre lança três peças icónicas que ficarão na história da marca. Estas produções são representativas dos grandes temas que têm sido trabalhados pela Vista Alegre ao longo da sua longa vida: a arte contemporânea, a pintura manual e a excelência do cristal.
A ILHA DO PÔR-DO-SOL by OSGEMEOS
Neste enaltecer da arte contemporânea, numa forte expressão dos laços que ligam a Vista Alegre ao Brasil ao longo de um percurso de 200 anos, nasce um prato decorativo de grandes dimensões assinado por OSGEMEOS. Os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo são assim os mais recentes artistas brasileiros contemporâneos a colaborar com a marca, cruzando a street art com a arte da porcelana. Estar no mar e avistar um farol é como encontrar uma porta aberta para a imaginação.
A noite torna-se dia e somos como pirilampos (vagalumes, no Brasil) guiados numa viagem em busca da luz. Assim que abrimos a janela do imaginário, encontramos a leveza, a tranquilidade de poder desfrutar do tempo e das cores que a natureza nos proporciona. Todos nós somos “ilhas” e temos um farol dentro de cada um de nós, que ilumina as noites quando caímos no mais profundo sono, abrindo o portal dos sonhos.
OS DISCÍPULOS DE ROUSSEAU
A contratação de Victor Rousseau em 1835 constituiu uma revolução na manufatura da porcelana Vista Alegre, com a introdução de técnicas e decorações totalmente inovadoras. Duzentos anos depois, os seus discípulos, os pintores da Manufatura, inspiraram- -se nesta referência da empresa e na sua longa História para pintar à mão o refrescador. Na parte superior destacam-se várias peças, agora do espólio do Museu, numa dança harmoniosa que assinala tendências distintas. No corpo, pintando a azul-celeste, sobressaem motivos florais e aves, fontes clássicas inspiradoras da marca. A pintura detalhada põe em destaque as técnicas tão características da escola de pintura da Vista Alegre, completadas com trabalho a ouro de grande perícia e um remate com um pequeno extrato do Alvará Régio, que decretou o início da Vista Alegre. Este processo é único na história da marca, onde o resultado final espelha o trabalho individual de cada um, em que cada pintor idealizou e pintou uma parte da peça com referências históricas da Vista Alegre, dando continuidade à criatividade de quem pintou anteriormente. Nesta homenagem às muitas gerações de artistas que os precederam, os pintores da Manufatura transportam-nos numa viagem de contínuo aperfeiçoamento e acumulação de sabedoria.
HOMMAGE
Uma homenagem à longa e emblemática história de Vista Alegre ganha forma neste jarrão de um metro de altura, combinando cristal e vidro de forma magistral. Uma verdadeira escultura de dimensões palacianas, com um metro de altura, inspirada no Neoclassicismo, Hommage apresenta um corpo em cristal canelado torcido, com pescoço e base em vidro preto lapidado e acetinado, acentuando o contraste entre transparência e opacidade, e entre brilho e mate, um trabalho manual de grande mestria.
SOBRE A VISTA ALEGRE
A fábrica de porcelana Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis.
Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações da Vista Alegre Atlantis. Todos os anos, o design da marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro chama a atenção dos mais prestigiados prémios de design internacionais, dos quais se destacam os German Design Awards, LIT (Light in Theory), Good Design Chicago, Innovative Interiors, European product Design Awards, IF, German Innovation Awards, Architecture Masterprize, German brand awards, entre muitos outros, em países como Alemanha, Estados Unidos e Itália. Contando, assim, com um considerável número de prémios na história da marca.
Grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras formas de arte têm emprestado o seu talento a muitas criações da marca. Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Ross Lovegrove, Marcel Wanders, Jaime Hayon, Malangatana, Sempé, Brunno Jahara, Sam Baron, a marca francesa Christian Lacroix Maison e a insígnia Oscar de la Renta são alguns dos artistas e designers que se associaram à Vista Alegre.
Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo. A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as de Portugal, Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais. Em outubro de 2018 a Vista Alegre foi distinguida pela Comissão Europeia com o prémio “Regiostars”, um galardão que gratifica os melhores projetos de política de coesão na União Europeia, privilegiando projetos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento regional.