Serviços públicos com mais de 5.500 reclamações na 1.ª metade do ano. IMT, Segurança Social e SNS lideram as queixas

Os serviços públicos receberam, entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2022, 5.585 reclamações através do Portal da Queixa, com a maior percentagem de queixas (69%) a centrar-se nos Institutos Públicos, seguida pela Administração Pública (18%) e pelos Serviços Sociais e de Previdência (13%).

Em comunicado, o Portal da Queixa refere que os cinco organismos públicos com mais reclamações são: o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) (59%), a Segurança Social (9%), o Serviço Nacional de Saúde( 9%), o IRN – Instituto dos Registos e Notariado (4%) e o IEFP (3%).

E quais os principais motivos de reclamação? No IMT, continuam os problemas reportados no começo do ano com as Cartas de Condução (troca de título de condução, renovação, emissão e envio), a recolherem mais de 60% das reclamações.

Quanto à Segurança Social, cerca de 40% das queixas registadas estão relacionadas com atraso no pagamento de subsídios e prestações sociais; já no SNS, o atendimento continua a ser um dos problemas com maior número de reclamações, 42% no total.

Já no IEFP, o atraso no pagamento de subsídios de desemprego é a queixa que absorve a maior fatia, a gerar 19% do total. No IRN, a demora processual representa cerca de 29% das queixas.

No global das entidades, adianta o Portal da Queixa, o IEFP é o organismo público que mais resolve os problemas que lhe são reportados, com 95,2% de Taxa de Solução e 97,5% de Taxa de Resposta.

Com baixos indicadores de resolução, está a Segurança Social (16.8% de Taxa de Solução e 16% de Taxa de Resposta); o SNS com 14% de Taxa de Solução e 13.3% Taxa de Resposta e o IRN com 17% de Taxa de Solução e 15.6% Taxa de Resposta.

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