Sentimento económico acelera em março na Zona Euro e na UE

O indicador do sentimento económico subiu, em março, 0,7 pontos na União Europeia (UE) e 0,8 pontos na zona euro, face a fevereiro, divulga hoje a Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia.

No conjunto dos 27 Estados-membros, o sentimento económico está agora nos 96,2 pontos e entre os países do euro atingiu os 96,3 pontos, ainda abaixo da média de longo prazo (100).

De acordo com os dados divulgados, entre as seis maiores economias europeias, o indicador melhorou em França (2,6 pontos), Itália (1,5), Alemanha (0,9) e Polónia (0,3), tendo recuado nos Países Baixos (-0,7) e Espanha (-0,4 pontos).

Na UE, a aceleração do sentimento económico resulta da melhoria da confiança no comércio a retalho, dos consumidores e, em menor grau, dos empresários nas áreas dos serviços e indústria, tendo-se mantido estável no setor da construção.

Por seu lado, o indicador das expectativas de emprego manteve-se virtualmente estável pelo segundo mês consecutivo nos 12,3 pontos na UE e 102,6 na zona euro, mais 0,1 pontos em ambas face a fevereiro.