Schneider reforça compromisso com inovação em IA e nomeia o primeiro Chief AI Officer do grupo
A Schneider Electric anunciou que nomeou Philippe Rambach como Chief AI Officer (CAIO), uma contratação feita no âmbito da aposta na sua estratégia de Inteligência Artificial (IA) com a criação de um Hub global focado em dados e analítica.
Numa nota enviada à comunicação social, a empresa sublinha que o novo Hub permitirá garantir escalabilidade e um valor mensurável aos projetos de IA atuais e futuros da empresa.
“A nomeação de Philippe e a abertura do AI Hub permitem-nos desenvolver projetos de IA únicos e inovadores em escala e preparar a nossa empresa para o futuro”, comentou Peter Weckesser, Chief Digital Officer da Schneider Electric.
Philippe Rambach, que será o primeiro Chief AI Officer do grupo, ficará responsável por impulsionar a inovação em IA em escala, tanto internamente como para clientes, com vista a assegurar maiores eficiência e sustentabilidade através de conhecimentos baseados em dados. Um passo importante desta jornada digital será oferecer as plataformas de tecnologia certas, bem como analítica, expertise e orientação de processos; ao mesmo tempo, serão estabelecidas parcerias com todos os fornecedores de plataformas de dados para criar as bases certas para uma “federação de dados”.
“Na Schneider Electric acreditamos que a IA tem potencial para transformar indústrias inteiras. Como tal, exige uma estratégia clara e ousada e atenção por parte da Administração,” explicou o executivo, defendendo que a empresa deve “criar as melhores condições e parcerias possíveis para conceber, construir e entregar soluções de IA capazes de dar resposta aos desafios” aos clientes.
No mesmo comunicado, a Schneider Electric refere que pretende ajudar os clientes a recolher dados de toda a cadeia de valor como parte fundamental para a tomada de decisões, a agilidade e a descarbonização, sendo o objetivo da empresa a transformar dados não estruturados em informações valiosas para a implementação de ações corporativas e ambientais.
O recém-criado Hub global irá ainda vai focar-se no desenvolvimento de aplicações de IA internas e na sua adoção em escala, permitindo que a empresa se torne impulsionada por IA em todos os seus domínios internos, combinando tecnologia, processos e facilitadores humanos.
“Ouvimos os nossos clientes e identificamos a necessidade de tecnologias avançadas de IA para resolver os seus desafios de gestão de energia, automação industrial e sustentabilidade,” comentou Philippe Rambach, Chief AI Officer da Schneider Electric.
Philippe Rambach estudou na École Polytechnique, em Paris, tendo chegado à Schneider Electric em 2010, após uma passagem pela empresa AREVA.
O novo Chief AI Officer soma com mais de duas décadas de experiência em estratégia, inovação e responsabilidade corporativa em diversos setores.