Saúde: Ordem dos Médicos não afasta encerramento definitivo da maternidade de Portimão
Alexandre Valentim, presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, admite a possibilidade de a maternidade do Hospital de Portimão vir a fechar e que as grávidas sejam encaminhadas para Faro.
Em declarações à ‘Rádio Renascença’, o responsável apontou que a unidade de Portimão, apesar de bem equipado, sofre com a falta de profissionais, um problema que afeta inúmeros serviços semelhantes por todo o país e que tem levado a encerramentos sucessivos. Argumenta que a escassez de profissionais se deve à falta de atratividade da carreira médica, apelando à sua reorganização.
Até lá, podem esperar-se mais encerramentos nos próximos meses da maternidade portimonense e também dos serviços de pediatria de Faro.
“Em setembro teremos uma organização semelhante das escalas. Para resolver problemas vamos continuar a transportar grávidas e ter encerramentos parcelares. Isto não se resolve com estes pensos rápidos que só resolvem pequenas situações momentaneamente”, avisa Alexandre Valentim.
E reconhece a possibilidade de a maternidade de Portimão fechar em definitivo. “É possível que o tipo de serviço que se faça aqui tenha que ser diminuído, mas também temos que garantir que ficam aqui profissionais a garantir um nível básico de serviços de proximidade à população e algo muito diferenciado que tenha que ser feito em Faro”, explica o responsável.