Saúde: Marta Temido está de saída e novo ministro pode ser nomeado já no fim de semana

O novo ministro da Saúde poderá tomar posse já durante este fim de semana ou na próxima segunda-feira, agora que Marta Temido apresentou o diploma da criação da Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde e que concluiu o último trabalho que lhe tinha sido atribuído pelo Primeiro-ministro António Costa.

A previsão é do jornal ‘Público’ e é feita com base no facto de o Presidente da República regressar a Portugal no sábado, depois uma visita oficial ao Brasil para celebrar o bicentenário da independência desse país.

É a Marcelo Rebelo de Sousa que compete aceitar e empossar os membros do Governo, pelo que se estima que aquando do seu regresso será nomeado um novo, ou uma nova, titular da pasta da Saúde.

Contudo, não houve ainda qualquer confirmação oficial por parte do Governo quanto à data em que esse ministério terá nova liderança.

Esta quinta-feira, a ministra da Saúde esteve presente naquela que terá sido a sua última conferência de imprensa do Conselho de Ministros, onde anunciou que foi aprovado o diploma que estabelece a Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que deverá estar “em pleno funcionamento em janeiro” do próximo ano.

Questionada pelos jornalistas, Marta Temido evitou fazer quaisquer comentários sobre o seu sucessor na pasta da Saúde. Após várias perguntas nesse sentido, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, tomou a palavra para afirma que “a escolha do Governo é uma competência exclusiva do primeiro-ministro e que depois será proposta ao Presidente da República” e que “entre o Presidente da República e o primeiro-ministro escolher-se-á uma data e ela será pública”.