Satélites Starlink, de Elon Musk, podem ser vistos esta noite no céu
Uma frota de satélites SpaceX Starlink, de Elon Musk, será novamente visível no céu esta semana, oferecendo aos observadores a oportunidade de testemunhar uma série de 60 microssatélites, de acordo com o ‘Independent’.
As condições meteorológicas favoráveis vão facilitar o processo de observação a olho nu na quinta-feira à noite. O melhor horário para visualizar os satélites Starlink será às 22h46 do dia 14 de Maio. Os satélites também podem ser observados em tempo real através do site ‘Find Starlink’.
Os corpos espaciais fazem parte do projecto de Elon Musk para fornecer Internet espacial, acabando por fazer parte de uma constelação de 12 mil satélites.
Em ocasiões anteriores, quando os satélites Starlink apareceram, suscitaram dúvidas de que se tratavam de OVINS, devido à sua formação incomum. Os astrónomos compararam a sua aparência à de um «colar de pérolas brilhantes» no céu.
O projeto Starlink foi descrito como uma «tragédia» no ano passado por Dave Clements, especialista do ‘Imperial College de Londres’. O responsável alertou para o facto de que a presença de várias constelações de satélites poderia interromper frequências de rádio, bem como imagens de telescópios ópticos, dificultando a visão de asteróides ligados à Terra.
A SpaceX disse que está a trabalhar com agências espaciais para minimizar qualquer potencial impacto dos satélites Starlink, para além de tomar várias medidas para reduzir a sua visibilidade.