Santarém chegou aos 46,4 graus – a temperatura máxima registada este ano em Portugal

Numa altura de calor, e em que os termómetros só deverão descer a partir de amanhã em algumas zonas do País, o IPMA revela que, esta segunda-feira, foi batido o recorde da temperatura mais alta registada este ano em Portugal: Em Santarém atingiram-se os 46,4ªC, segundo dados preliminares do IPMA, citados pelo ‘Público’.

Já em Tomar, os termómetros chegaram aos 44,6 ºC e em Mora aos 44,4. E foram várias as estações que ultrapassaram os 42ºC:  Amareleja (42.8 ºC), Reguengos, S. P. do Corval (42.1 ºC), Avis, Benavila (42.5 ºC), Coruche (42.3 ºC), Lousã (42 ºC), Arganil (42 ºC).

Recorde-se que, desde início do ano, o recorde de temperatura mais elevada foi registado este domingo, em Mértola, de 43,6ºC. Os dados preliminares do IPMA, apontam ainda que, nas estações meteorológicas de Alcácer do Sal, Castro Verde, Mora, Portel e Viana do Castelo, este domingo, também foram registadas temperaturas acima dos 43ºC.

Ainda assim, estes valores ficam aquém do máximo de sempre, de 47,3 graus atingidos na Amareleja, no Alentejo, a 1 de Agosto de 2003. E também não ultrapassaram os 47 graus atingidos em Pinhão, a 14 de Julho de 2022.

Temperaturas descem a partir de amanhã, sobretudo no Litoral

Segundo adianta o IPMA, a partir de amanhã, os termómetros já deverão descer, sobretudo no Litoral. De qualquer forma, nas regiões do interior os termómetros deverão continuar acima dos 40ºC.

O perigo de incêndio vai manter-se elevado na maioria dos concelhos do continente. Para amanhã, o IPMA emitiu aviso laranja para a maioria dos distritos, exceto Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Ler Mais