Salesforce compra 280 mil megawatts de energia renovável para apoiar projetos em países emergentes

A Salesforce anunciou a aquisição de 35 mil megawatts de energia renovável, por ano, ao longo de oito anos (num total de 280 mil megawatts) para acelerar o acesso à eletricidade limpa em países emergentes e ajudar a manter a meta da Salesforce de que 100% da eletricidade que usa corresponda a energia renovável.

Em comunicado, a empresa esclarece que “o investimento a longo prazo será alcançado através de Certificados de Energia Renovável Distribuída (D-RECs)”,  um mecanismo financeiro inovador para as organizações mobilizarem capitais para a implementação de projetos de pequena escala de energia renovável distribuída.

Referem também que atualmente, mais de 750 milhões de pessoas não têm acesso a eletricidade básica, enquanto outros 2 mil milhões sofrem com acesso inadequado e que não é de confiança. Os projetos de energia renovável distribuída podem fornecer o tão necessário acesso à eletricidade e ajudar a reduzir as emissões em comunidades ao redor do mundo. No entanto, os países emergentes são amplamente excluídos das compras empresariais devido a vários fatores, incluindo a dificuldade em agregar um grande número de projetos de pequena escala.

“Hoje em dia, quase 95% das compras empresariais de energia renovável ocorrem na América do Norte e na Europa. Precisamos de garantir que o resto do mundo não é deixado para trás”, afirma Megan Lorenzen, head of power sector decarbonization da Salesforce e co-autora do relatório More than a Megawatt. “Pequenos projetos descentralizados de energia renovável podem, em muitos casos, gerar maior impacto do que grandes instalações em escala de serviços públicos, originando um maior impacto nas emissões e transformando positivamente vidas e comunidades em todo o mundo”, acrescenta.

Cada projeto irá cumprir os resultados dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU alinhados à resiliência climática e igualdade de género, e localizados em escolas, hospitais, instalações de serviços públicos ou em comunidades carenciadas. A iniciativa demonstra também o compromisso da empresa com as recém-estabelecidas prioridades da política de justiça climática para ajudar a impulsionar uma transição equitativa para a neutralidade carbónica.

A empresa sublinha que para atingir a neutralidade carbónica a nível global, os investimentos anuais em energia limpa precisam de se expandir nos países emergentes para 1 bilião de dólares até 2030 – um aumento de 7 vezes em relação aos níveis atualmente existentes. É algo que irá exigir a mobilização de milhões de dólares por ano para uma nova infraestrutura de energia.

Como parte desse foco global, a Salesforce também se juntou a outras nove empresas líderes no lançamento da iniciativa Emission First, que exige que os padrões contabilizáveis mudem para permitir que as compras empresariais se concentrem na descarbonização nas regiões onde o mundo mais precisa.

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