Rússia perde 1.180 soldados, dois aviões de guerra e 69 sistemas de artilharia em apenas um dia, garante Kiev

A Rússia continuar a pagar um preço elevado em tropas e equipamentos durante a sua invasão da Ucrânia: segundo Kiev, as tropas russas perderam várias dezenas de sistemas de artilharia, bem como dois aviões de guerra.

De acordo com a atualização deste domingo feita pelos militares ucranianos, o destaque foram os dois aviões entre as perdas da Rússia, na sequência, de acordo com o Estado-Maior da Ucrânia, de um ataque de drones ao campo de aviação de Morozovsk, uma base militar russa na região de Rostov, perto da fronteira com a Ucrânia, que abriga os bombardeiros planadores Sukhoi Su-27 e Su-34.

Segundo Kiev, os ataques atingiram armazéns cheios de munições, incluindo aqueles que abrigam bombas aéreas guiadas que Moscovo tem usado na Ucrânia nos últimos meses, relata a revista ‘Newsweek’. De acordo com o think tank ‘Institute for the Study of War’ (ISW), as filmagens do ataque, com explosões secundárias perto do campo de aviação são consistentes com ataques contra um depósito de munição – segundo Kiev, os dois aviões perdidos elevam as perdas totais da Rússia para 365.

Para sufocar a máquina de guerra de Moscovo, a Ucrânia recentemente atacou bases aéreas dentro do território russo, incluindo a base Engels-2, que abriga bombardeiros de longo alcance na região de Saratov, e a base aérea de Kushchyovskaya, em Krasnodar. Kiev também atingiu bases aéreas na Crimeia, com o porta-voz da Marinha ucraniana, Dmytro Pletenchuk, dizendo recentemente que duas bases aéreas russas na península ocupada “estão efetivamente sem aviões”.

Também entre as contagens recentes da Ucrânia, na atualização desta segunda-feira, a Rússia havia perdido 69 sistemas de artilharia, elevando o total desde o início da guerra para 16.345.

O exército ucraniano revelou ainda que a Rússia havia perdido 1.180 soldados no dia anterior, elevando o número total de vítimas, que inclui mortos e feridos, para 582.910.

Ler Mais



Comentários
Loading...