A Geração Z adora os supermercados de luxo. Comprar alimentos caros é a nova tendência para mostrar o status nas redes sociais
A TikToker Jade Lily, de 26 anos, partilhou recentemente com os seus seguidores um vídeo a mostrar a sua compra de supermercado, que totalizou impressionantes 459 euros em produtos da rede de supermercados de luxo Erewhon. Entre os itens estavam suplementos recomendados por celebridades, frutas vermelhas, iogurte de coco, caldo de osso, kombucha e uma bebida com sabor de uva da marca Olipop., a qual ela declarou ser uma verdadeira “garota Olipop até morrer”.
A Erewhon é conhecida pelos seus smoothies de 17 euros, desenvolvidos em parceria com celebridades como Kourtney Kardashian e Katy Perry. À medida que os preços das compras de supermercado sobem, muitos jovens estão cada vez mais dispostos a gastar em alimentos caros, conta o ‘Business Insider’.
Uma pesquisa da McKinsey revelou que os alimentos estão a tornar-se a principal categoria de gastos para a Geração Z e os Millennials, superando restaurantes, viagens e exercícios físicos.
Com o aumento dos custos, alguns jovens, inclusive, estão a assumir múltiplos empregos para financiar as suas idas a supermercados de luxo. O Bank of America também relatou que a Geração Z está a gastar mais em supermercados premium do que qualquer outra geração. Apesar de uma pesquisa do CreditKarma indicar que mais de um quarto dos consumidores está a saltar refeições para economizar, a Geração Z continua a priorizar alimentos saudáveis e lanches mais caros.
A cultura alimentar entre os jovens é marcada por uma crescente preocupação com a saúde, impulsionada por documentários que abordam a dieta e a nutrição. Estudos indicam que 70% dos entrevistados da Geração Z estão dispostos a pagar mais por alimentos de alta qualidade.
Com as marcas a aproveitar essa tendência, vemos uma explosão de produtos direcionados para a saúde e bem-estar, que se tornaram populares nas redes sociais, especialmente no TikTok. Desde o queijo cottage até refrigerantes prebióticos, as opções de alimentos disponíveis no mercado estão em constante crescimento, refletindo as preferências e os valores da Geração Z.