Rumo aos EUA e a ganhar intensidade. Tempestade Laura transforma-se em furacão

Depois de afectar o oeste de Cuba como uma tempestade tropical, Laura transforma-se agora num furacão que está perto da Costa do Golfo e deve ficar ainda mais forte à medida que se dirige para o Texas e Louisiana, nos Estados Unidos, avança a ‘CNN’.

O furacão Laura regista actualmente ventos de 120 quilómetros por hora, de acordo com dados de um avião da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), e provavelmente vai tornar-se numa grande tempestade de nível três ou mais nos dias seguintes.

O centro do furacão está localizado a mais de mil quilómetros de Lake Charles, Louisiana, e está a mover-se a uma velocidade de 27 quilómetros por hora.

A chegada iminente do furacão Laura surge na mesma altura em que a Costa do Golfo evita uma forte tempestade, na região de Marco, que enfraqueceu significativamente antes de chegar aos Estados Unidos.

Como uma tempestade tropical, Laura matou pelo menos nove pessoas nas Caraíbas. Quando atingir a costa dos Estados Unidos, poderá causar tempestades de dois a quatro metros ao longo da zona costeira, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).