Ucrânia recebe ‘destruidor de drones’ Skynex: conheça a arma que pode virar o rumo do conflito

A Alemanha entregou, esta semana, um sistema de defesa aérea Skynex à Ucrânia na sua última parcela de ajuda militar para reforçar a defesa aérea do país. Esta é a mais recente plataforma de um acordo de 182 milhões de euros, estabelecido em 2022 entre a Alemanha e a empresa germânica Rheinmetall para equipar Kiev com capacidade antimísseis.

O primeiro sistema a chegar à Ucrânia foi assinalado por Volodymyr Zelensky na rede social ‘X’, em janeiro último.

O sistema Skynex da Rheinmetall é uma capacidade de defesa aérea de curto alcance com um design modular para ajudar a personalizar os seus sensores e efetores para atender a vários requisitos de missão.

Cada sistema Skynex é composto por quatro canhões Revolver Gun Mk3 – com uma taxa de 1.000 tiros por minuto com um alcance de 4.000 metros -, um nó de controlo CN-1 e um radar X-TAR3D. Entre os seus operadores estão a Roménia e a Áustria – os dois países utilizam a plataforma como principal capacidade para monitorização do espaço aéreo.

A munição é fundamental – a Skynex dispara cartuchos Oerlikon Ahead de 35 mm, que, em vez de atingir diretamente o alvo, explodem pouco antes de o alcançar, libertando um conjunto de subprojéteis de tungsténio que aumenta as chances de destruir o drone com sucesso.

Crucialmente, também é relativamente barato – custa pouco mais de 4 mil dólares, significativamente menos do que a estimativa de preço mais baixo de um drone Shahed.

De acordo com o seu fabricante alemão Rheinmetall, Skynex é uma “defesa aérea em rede” que fornece “um escudo de proteção em camadas altamente eficaz contra um amplo espectro de ameaças aéreas” e serve como “a resposta necessária contra saturação e ataques de enxame no futuro”. Resumindo, é uma arma grande, poderosa e altamente precisa, muito eficaz para abater drones.

Ler Mais