Robert Fico recebe uma bala pelo correio: ameaça ao PM eslovaco está sob investigação da polícia local
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, recebeu um envelope com uma bala de um remetente desconhecido, informou o Governo local esta quarta-feira: a ameaça foi encaminhada para a polícia eslovaca, indicou o departamento de imprensa do Governo ao jornal ‘POLITICO’.
A ameaça segue-se à tentativa de assassinato de Robert Fico em maio último, que chocou a Europa e expôs a sociedade profundamente polarizada da Eslováquia. O homem que disparou foi identificado como Juraj Cintula, de 71 anos, que salientou que discordava da política do atual Governo – permanece sob custódia e enfrenta acusações de terrorismo que lhe podem valer entre 25 anos e prisão perpétua.
Robert Fico teve de atravessar por várias cirurgias após os ferimentos de bala, e correu mesmo risco de vida: na sua primeira aparição televisiva após ser baleado, culpou a oposição pelo ataque. De acordo com os críticos, o Governo de Fico tem copiado as páginas do manual húngaro de Viktor Orbán, fazendo mira aos media, às instituições de combate à corrupção do país e à comunidade LGBTQ+, além de defender os pontos de vista do Kremlin sobre o conflito na Ucrânia.
PM eslovaco Robert Fico foi operado de novo e continua em estado grave
Atacante de Robert Fico acusado de tentativa de homicídio em crime com motivação política