Robert F. Kennedy Jr. substitui Trump como candidato favorito da Rússia à Presidência dos EUA

Donald Trump está a ganhar terreno nas sondagens para o principal opositor no partido republicano, RonDeSantis mas, na Rússia, está em ‘queda’ no que respeita ao favoritismo do Kremlin, perante outro candidato: Robert F. Kennedy Jr. (RFK Jr.).

O potencial candidato republicano às próximas eleições presidenciais norte-americanas tem pouca expressão na preferência dos republicanos, mas na Rússia está a ter os seus discursos “amplificados” pela máquina de comunicação da Federação russa, uma vez que está a fazer eco da mesma narrativa da guerra na Ucrânia que o Kremlin está a disseminar.

Kyle Walter, investigador da Logically e especialista em desinformação russa, explica à Newsweek que “Kennedy está basicamente a partilhar diretamente a propaganda russa” sobre o conflito, enquanto Trump “está mais preocupado em parecer um negociador”, o que não está em linha com a posição das autoridades russas.

Da mesma forma, as pesquisas na Internet na Rússia sobre Kennedy estão em subida nas últimas semanas.

“Se a Rússia vir Kennedy ou Trump como presidente dos EUA, sabem que o apoio à Ucrânia vau decrescer, e que o apoio dos EUA e da Nato à guerra também será limitado”, indica o especialista, sobre o interesse que Moscovo tem na cobertura das eleições presidenciais norte-americanas.

RFK Jr. tem feito algumas publicações nas redes sociais que têm gerado polémica, e que alinham com a narrativa que Putin quer disseminar. “Centenas de milhares de jovens ucranianos já morreram porque a política estrangeira dos EUA manipulou o seu país numa guerra para preencher uma fantasia geopolítica vã e fútil. Agora, em vez de admitir o fracasso, Biden preparar-se para sacrificar vidas norte-americanas também”, lê-se numa publicação do republicano no Twitter.

Ler Mais