Relação com os clientes é o principal desafio imposto pela pandemia ao setor financeiro

Mais de um terço dos profissionais do setor financeiro a nível europeu (42%) encontra nas relações com os clientes o principal desafio decorrente da pandemia de Covid-19. Uma análise elaborada pela Fincom Alliance, da qual a portuguesa All Comunicação é membro fundador, mostra que se verifica um decréscimo no número de reuniões e no tempo passado com os clientes, bem como uma maior dificuldade em adquirir novos clientes devido à incerteza que rodeia o desenvolvimento do negócio.

Realizado no final do ano passado, o estudo tem por base a participação de 67 profissionais de organizações, que, no seu conjunto, representam mais de 16,8 biliões euros de ativos, incluindo sociedades gestoras de investimento, fintechs, seguradoras e prestadores de serviços financeiros. Também foram ouvidos reguladores nacionais da Áustria, França, Alemanha, Itália, Portugal, Reino Unido, Espanha e Suíça.

Media mais influentes

O mesmo inquérito revela ainda que 75% dos inquiridos considera que a influência dos meios de comunicação aumentou durante a crise sanitária e económica, com o jornalismo e a divulgação de notícias a ganhar maior importância. A maioria dos profissionais do setor financeiro (76%) aumentou, nesse seguimento, a atividade mediática da sua organização.

De olhos postos no futuro, 66% acredita que as estratégias de comunicação corporativa vão continuar a ser fundamentais e que os meios de comunicação social irão desempenhar um papel mais importante na comunicação com stakeholders.

«Embora nos últimos anos tenhamos assistido a uma mudança gradual para novos canais de comunicação, levando muitos a prever o fim dos meios de comunicação social, este inquérito mostra que os meios de comunicação tradicionais continuam de boa saúde no que diz respeito à comunicação financeira», sublinha José Aguiar, partner da All Comunicação.

Ler Mais





Comentários
Loading...