Reino Unido: Governo faz preparativos para eventual processo de sucessão de Isabel II

As autoridades governamentais do Reino Unido estão a fazer preparativos para a eventualidade de a Rainha Isabel II falecer e para ativar o que chamam de “Operação ‘London Bridge'”, um protocolo que será ativado em caso de morte da monarca, contemplando o funeral e também a coroação do novo Chefe de Estado, neste caso, o seu filho, Príncipe Carlos.

A informação é avançada pela ‘RTP’, que adianta que os funcionários do governo britânico terão sido instruídos para terem roupa preta por perto, sugerindo que o anúncio da morte de Isabel II poderá acontecer nas próximas horas.

Esta manhã, o Palácio de Buckingham divulgou uma nota na qual indicava que a condição de saúde da monarca tinha agravado e que está agora “sob supervisão médica”, com os médicos reais a admitirem preocupação.

O filho, Príncipe Carlos, a nora Camilla, Duquesa da Cornualha, e o neto Príncipe William já terão chegado ao Palácio de Balmoral, na Escócia, onde a Rainha tem estado devido a problemas de mobilidade.

Sabe-se também, de acordo com informação veiculadas pela imprensa britânica, que o Príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, Duquesa de Sussex, que estavam fora do país, estão já caminho da Escócia.

Diz a ‘RTP’ que o facto de a sessão do parlamento de hoje, onde seria debatida a crise energética do Reino Unido com a participação da recém-empossada Primeira-ministra Liz Truss, ter sido interrompida evidencia a gravidade da situação.

Ler Mais





Comentários
Loading...