Reino Unido: Deputados ‘furam’ fila de espera, enquanto o público em geral espera horas para se despedir da Rainha Isabel II
Os membros do Parlamento britânico foram autorizados a passar à frente da população geral que espera durante várias horas em longas filas para vislumbrar, ainda que por breves segundos, o caixão da falecida Rainha Isabel II, em Westminster Hall.
Five-mile queue to view Queen Elizabeth II’s coffin will ‘see horrible stories of suffering’
-Up to 400,000 to see Queen lying in state
-Mourners may have to queue for 30 hours
-Stewards told to watch for elderly strugglershttps://t.co/8GLBcJMKaCThread: pic.twitter.com/LAb0EOAIdq
— The Telegraph (@Telegraph) September 14, 2022
The queue is huge. In fact, there’s 6.84 million people in the queue – to have an NHS operation or see an NHS consultant, which is 100 times bigger than the queue to see the queen’s coffin and would be a queue of people about 195 miles long. pic.twitter.com/HxhLITKD7o
— brixton hatter (@BrixtonHatter) September 15, 2022
Relata a ‘Sky News’ que, além de poderem ‘furar’ as filas, os deputados podem estender esse direito a quatro convidados. E o privilégio é também alargado a funcionários do Parlamento, que podem, também eles, levar um acompanhante, evitando uma fila que, às 11 horas da manhã de hoje, se estendia por mais de cinco quilómetros.
Os jornalistas também podem passar não precisam de esperar, tendo, no entanto, que pré-agendar a sua visita.
Entre os deputados que esta quinta-feira usaram o privilégio está Theresa May, antiga primeira-ministra britânica e atual parlamentar do Partido Conservador, bem como David Simmonds, outro membro da Casa dos Comuns.
Enquanto isso, milhares de pessoas tiveram de passar a noite na fila de esperar para poderem, pela última vez, despedir-se a monarca que se sentou no trono do Reino Unido durante os últimos 70 anos.
Estima-se que centenas de milhares de pessoas visitarão o local onde está colocado o caixão com os restos mortais de Isabel II, num dos edifícios mais antigos na propriedade onde também se encontra o Parlamento.
As portas estarão abertas até às 6h30 da manhã de dia 19 de setembro, dia em que será realizado o funeral.