Rei Carlos III: “A sua promessa de serviço duradouro é uma promessa que hoje mantenho”

No seu primeiro como Rei, na tarde desta sexta-feira, Carlos III afirmou que “a minha mãe foi um exemplo para mim e para toda a minha família” e que “devemos-lhe a maior dívida que uma família pode dever”.

“O seu amor, o seu afeto, a sua orientação, a sua compreensão, o seu exemplo”, recorda o novo monarca, garantindo, em referência a Isabel II, que “a sua promessa de serviço duradouro é uma promessa que hoje mantenho”, acrescentando que durante 70 anos a rainha “serviu os povos de tantas nações”.

“Em 1947, ela prometeu dedicar a sua vida, fosse curta ou longa, ao serviço do seu povo. E isso foi mais do que uma promessa, foi um compromisso pessoal profundo que definiu toda a sua vida”, diz Carlos III. “A sua dedicação e devoção como soberana nunca vacilaram durante tempos de mudança e progresso, durante tempos de alegria e celebração, e durante tempo de tristeza e perda.”

Carlos III lembra “o respeito, admiração e afeto que ela inspirou tornaram-se a marca do seu reinado”, revelando que “ela combinou estas qualidades com carinho, com humor e com uma habilidade única de ver o melhor nas pessoas”.

“Presto tributo à memória da minha mãe e honra a sua vida de serviço”, reconhecendo que “sei que a sua morte tristeza para muitos e partilho essa perda grandemente com todos vós”.

Carlos afirma que “ao longo dos últimos 70 anos, vimos a nossa sociedade tornar-se numa sociedade de muitas culturas e de muitas fés”, e que “os nossos valores têm permanecido e devem manter-se constantes”.

“O papel e deveres da monarquia também se mantêm, tal como a particular relação do soberano perante a Igreja da Inglaterra, uma igreja na qual a minha própria fé está profundamente enraizada”, destaca.

“Nessa fé, e nos valores que ela inspira, fui criado para apreciar o sentido de dever para com os outros e para respeitar as preciosas tradições, liberdades e responsabilidades da nossa História singular e do nosso sistema de governo parlamentar”, explica o novo rei.

E frisa que “tal como a própria rainha fez com tamanha devoção inabalável, também eu agora de comprometo solenemente a, durante o tempo restante que Deus me conceder, defender os princípios constitucionais no coração na nossa nação”.

O novo monarca do Reino Unido deixa uma promessa no seu primeiro discurso à nação na qualidade de rei: “Onde quer que viva no Reino Unido, ou nos reinos e territórios pelo mundo fora, e seja qual for o seu histórico ou crenças, eu procurarei servir-vos com lealdade, respeito e amor, tal como tenho feito ao longo da minha vida.”

Carlos III reconhece que “a minha vida, claro, irá mudar, quando assumir as minhas novas responsabilidades”, explicando que “não será mais possível para mim dar tanto do meu tempo e energias às caridades e questões pelas quais eu tenho tanta estima”.

“Este é também um tempo de mudança para a minha família”, afirma, “e contarei com a ajuda da minha amada esposa, Camilla”, que “em reconhecimento do seu próprio serviço público desde o nosso casamento há 17 anos, ela torna-se a minha Rainha Consorte”.

“Estou certo de que ela trará para as novas exigências do seu novo papel uma devoção inabalável para com o dever”, e “como meu herdeiro, William agora assume os títulos escoceses que para mim tanto significaram”.

Assim, William sucederá a Carlos como Duque da Cornualha e “assume a responsabilidade pelo ducado da Cornualha, que foram minhas durante mais de cinco décadas”, e receberá do pai também o título de Príncipe de Gales. Por sua vez, Kate Middleton receberá o título de Princesa de Gales.

“Quero também expressar o meu amor pelo Harry e pela Mehgan, que continuam a construir as suas vidas no estrangeiro”, referiu brevemente o monarca.

Por fim, “para a minha querida mãe, enquanto começas a tua última grande jornada para te juntares ao meu querido falecido pai, quero simplesmente dizer isto: obrigado, pelo teu amor e devoção para com a nossa família e para com a família de nações que serviste tão diligentemente todos estes anos”.

De recordar que Carlos será oficialmente proclamado Rei na manhã de sábado, anunciou hoje o Palácio de Buckingham, indicando que a cerimónia começará às 10:00 locais (mesma hora em Portugal) no Palácio de Saint James, em Londres.

Ler Mais





Comentários
Loading...