Rede social de Trump dispara 54% no início da primeira sessão em bolsa

A empresa matriz da rede social do ex-presidente norte-americano Donald Trump, Truth Social, viu as ações dispararem 54% menos de uma hora depois de começarem a negociar no mercado em Wall Street.

Na abertura da bolsa, a empresa Trump Media & Technology Group (TMTG) negociava pela primeira vez no índice Nasdaq, com o símbolo DJT – as iniciais de Trump – e com um preço de 70 dólares por ação, o que lhe dá um valor de mercado de 9.500 milhões de dólares (8.766 milhões de euros).

Esta empresa resultou da fusão da Truth Social e da Digital World Acquisition Corp (DWAC, uma das designadas sociedades instrumentais que visam facilitar operações bolsistas) realizada na passada sexta-feira.

É a primeira vez em quase 30 anos que uma empresa de Trump segue em bolsa, depois da entrada em 1995 da sua rede de hotéis e casinos, que acabaram em bancarrota deixando a bolsa anos mais tarde.

Trump fica impedido de alienar ações durante pelo menos seis meses – o que o impede de usar o dinheiro de uma eventual venda para resolver os seus numerosos casos judiciais, embora exista a possibilidade de o Conselho de Administração votar para permitir que o ex-presidente se desfaça de ações antes de acabar esse prazo.

Na segunda-feira, um tribunal de recurso nova-iorquino autorizou-o a pagar uma fiança menor do que a estabelecida inicialmente, num caso por fraude civil.

Caso Trump pague 175 milhões de dólares (cerca de 160 milhões de euros) dentro de 10 dias conseguirá impedir, por algum tempo, o Estado de apreender ativos seus, enquanto recorre da sentença que o obrigava a pagar 454 milhões de dólares.

Ler Mais