Recorde nos céus: Pássaro de cinco meses voa mais de 13.500 quilómetros em 11 dias sem fazer paragens

Um fuselo, ave migratória que pode ser encontrada ao longo da costa portuguesa, em especial na Ria Formosa, tornou-se detentor de um recorde mundial: voou mais de 13 500 quilómetros em 11 dias, sem fazer quaisquer paragens no percurso, o voo mais longo de uma ave alguma vez registado.

O pássaro, de cinco meses, saiu do Alasca, nos EUA, no dia 13 de outubro, e aterrou na Tasmânia, na Austrália, no dia 24 do mesmo mês.

Os cientistas dizem que o fuselo, a quem atribuíram o número ‘234684’, adiantam que a distância mínima percorrida nesses 11 dias, sem que a ave parasse o voo, foi de 13555 quilómetros e 825 metros. Foi uma das várias aves às quais os investigadores do Centro Pukorokoro Miranda de Observação de Aves instalaram um dispositivo de localização satélite 5G, com o objetivo de acompanhar e perceber os padrões migratórios.

“Não será o primeiro a fazer este voo, já que os fuselos gostam de frequentar a Tasmânia no verão e sabemos que estava com um grupo, mas é a primeira vez que um pássaro marcado voa entre o Alaska e a Tasmânia”, adiantaram os responsáveis do observatório de aves nas redes sociais.

Agora, um investigador irá ao local para tentar encontrar a ave recordista.

O fuselo ‘recordista’ bateu a anterior marca máxima de 13050 km, que havia sido atingido por outro pássaro da mesma espécie, conhecido como ‘4BBRW’, em 2021.

Ler Mais