Recolher obrigatório? Seria mais “útil” tornar o teletrabalho obrigatório, avisam especialistas

A implementação do recolher obrigatório como medida de combate ao novo coronavírus não é solução para tudo e, em termos práticos, pode fazer pouca diferença, advertem especialistas.

Em Espanha, por exemplo, o Governo decretou este domingo à tarde, em Conselho de Ministros, um novo estado de emergência. Durante seis meses, passa também a vigorar o recolher obrigatório.

No entanto, no decreto aprovado, as comunidades autónomas têm o poder de regular o horário em que a mobilidade noturna está limitada, nomeadamente, entre as 22 horas e a meia-noite.

Neste sentido, a eficácia da medida depende das decisões tomadas pelos autarcas.

“Se é imposto um recolher obrigatório a partir da meia-noite, está-se a limitar uma atividade muito específica num grupo muito específico de pessoas, tal como os jovens que bebem na rua ou as festas realizadas em casas”, reflete o epidemiologista Javier del Aguila, do Centro Nacional de Epidemiologia espanhol, em declarações ao El País.

Para o especialista, não há muita diferença entre esta medida e a que obriga os bares e restaurantes a fechar às 23 horas. “Uma restrição de movimento às 22h, contudo, teria muito mais efeito em camadas mais amplas. Cada comunidade terá de decidir com base nos seus próprios estudos epidemiológicos, onde se localiza o contágio”, diz.

Também Pedro Gullón, da Sociedade Espanhola de Epidemiologia, partilha da opinião. “Sabemos que há muitos surtos na esfera social, mas tenho as minhas dúvidas de que a maior parte deles sejam noturnos, especialmente depois da meia-noite”.

Neste sentido, o perito considera que seria, por exemplo, mais “útil” tornar o teletrabalho obrigatório sempre que necessário. “Desta forma, evita-se muita mobilidade, já que as pessoas têm de utilizar transportes públicos”, refere ao El País.

Vários países da Europa, que estão a evitar um novo confinamento generalizado, implementaram o recolher obrigatório como restrição para tentar travar a propagação do novo coronavírus. Além de Espanha, o ‘toque’ de recolher já entrou em vigor em França, Itália e Bélgica.

Recolher obrigatório ou confinamento: que medida é mais eficaz para conter a covid-19?

Ler Mais





Comentários
Loading...