Reclamações aumentam 46% no primeiro trimestre no turismo: eDreams, TAP e Ryanair lideram queixas

No primeiro trimestre do ano, o número de reclamações dirigidas ao setor do Turismo registou um crescimento de 46%, face ao mesmo período de 2019, ano de pré-pandemia, segundo revelou esta quinta-feira uma análise do ‘Portal da Queixa’: as companhias aéreas e os sites de reserva de viagens geraram o maior volume de queixas: 67%. Entre os principais motivos de reclamação estão problemas com o reembolso e cancelamentos, atrasos nos voos e mau atendimento. eDreams, TAP e Ryanair são as marcas mais reclamadas.

Segundo os dados aferidos, no primeiro trimestre de 2023, os consumidores portugueses registaram 1.003 reclamações no ‘Portal da Queixa’, e em 2019, o número foi apenas 672.

Entre as subcategorias do setor ‘Hotéis, Viagens e Turismo’ com o maior volume de reclamações recebido, estão as companhias aéreas (37%); os sites de reserva de viagens (30%); os sites de reserva de alojamento (9%), as agências de viagens (6%); os aeroportos, a ocupar uma fatia de 3% no total de queixas apurado no primeiro trimestre do ano.

Os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores relacionam-se com reembolsos/cancelamentos, a gerar 39% das queixas recebidas. Os atrasos nos voos acolhem 22% das reclamações e o mau atendimento absorve 20%. Os problemas com a bagagem ocupam uma fatia de 15%.

No top-5 dos operadores turísticos com o maior número de reclamações estão: a eDreams com 230 reclamações; segue-se a TAP com 173 queixas; a Ryanair com 68; a Easyjet a somar 49 e o Booking com 45 (nos primeiros três meses de 2023).

A análise permitiu ainda aferir que as cinco entidades mais reclamadas registam um baixo nível de performance no Portal da Queixa, no que se refere à resolução dos problemas reportados pelos consumidores. Todas as marcas do Top 5 têm Índices de Satisfação (IS) abaixo dos 17 pontos (em 100) e Taxas de Solução (TS) inferiores a 16%.

“Nesta altura da Páscoa, é natural aumentar a procura por viagens e marcações de férias, por isso, é fundamental o consumidor estar informado sobre a reputação das marcas e serviços que pretende adquirir”, referiu Sónia Lage Lourenço, CEO do ‘Portal da Queixa’.

“Para evitar constrangimentos, alertamos sempre para a importância de pesquisar por opiniões públicas ou reclamações que possam estar disponíveis online, como no caso do Portal da Queixa, e comparar com outras marcas da mesma categoria, no comparativo de marcas que disponibilizamos na plataforma. Este pode ser um ponto crucial para a tomada de decisão e para uma escolha mais segura, sem problemas, nem reclamações”, referiu.

Portal da Queixa recebeu em média 526 reclamações por dia em 2022

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