Quer parecer mais confiante numa entrevista? Diga ao recrutador que está nervoso, sugere especialista da Google

Quer parecer mais confiante numa entrevista? Um diretor de recrutamento da Google sugere dizer diretamente ao recrutador que está nervoso.

“Lembre-se de que uma entrevista não é um exame, deve ser uma conversa”, explica o chefe global de recrutamento da Google, Brendan Castle, em entrevista ao ‘Make It’ da ‘CNBC’.

Dado que as entrevistas são uma parte importante do processo de contratação, estas representam o momento ideal para apresentar as competências e habilidades que identifica no seu CV.

Considere as seguintes três estratégias de Castle que podem ajudá-lo a destacar-se e a conseguir o emprego que pretende:

 

Reconheça que está nervoso

Apesar de parecer contra-intuitivo dizer a um entrevistador que está nervoso, Castle considera que reconhecer este estado pode ajudar a acalmá-lo e a organizar os seus pensamentos durante as partes mais difíceis da conversa.

“É normal ser autêntico e ter esses sentimentos”, explica.

Se estiver realmente a ter dificuldades durante uma entrevista, Castle sugere respirar fundo e pedir educadamente ao seu entrevistador para fazer uma pausa breve.

 

Faça perguntas durante a entrevista

Os candidatos devem sentir-se autorizados a fazer perguntas sobre o cargo ou a empresa durante a entrevista, não apenas no final.

“Também está a avaliar essas empresas para o próximo passo na sua carreira”, comenta Castle.

 

Não diga mal do seu anterior empregador

É importante concentrar-se nas oportunidades que está à procura durante uma entrevista, em vez das experiências das quais está a tentar fugir.

Castle adverte contra reclamações sobre as empresas nas quais trabalhou num “tom muito negativo”, recomendando, por outro lado, que diga ao recrutador quais as suas qualidades.

Ler Mais