Queixas contra o SEF triplicam nos dois primeiros meses deste ano

Em 2020, as reclamações registadas contra o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) triplicaram comparativamente com o período homólogo, segundo dados do Portal da Queixa, divulgados esta segunda-feira, dia 2.

Entre os dias 1 janeiro e 29 de fevereiro de 2020, foram registadas na referida plataforma 126 reclamações dirigidas ao SEF, sendo que, no mesmo período de 2019, foram recebidas apenas 50 reclamações. A média dos dados revela que, no período analisado, foram realizadas contra o SEF, pelo menos, duas reclamações por dia.

Esta análise permite ainda verificar que, só em 2020, das 119 reclamações registadas, 63 estão relacionadas com o tema da intenção de regularização. Em 2019, foram apenas seis as queixas relacionadas com o mesmo tema.

Particularmente sobre a página do SEF no Portal da Queixa, Pedro Lourenço, CEO da plataforma, acrescenta ainda que é “o reflexo da insatisfação dos consumidores que procuram o serviço, uma vez que, apresenta um Índice de Satisfação de apenas 12.5 em 100 e, nos últimos 12 meses, tem uma taxa de resposta cifrada em 10,8% e uma taxa de solução de 11,2%”.

De referir que, o Portal da Queixa implementou um projeto de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que se destina às entidades de gestão pública. O objetivo é possibilitar aos organismos estatais o acesso gratuito a um conjunto de serviços e condições especiais através da plataforma, nomeadamente, melhorar a performance dos organismos na gestão de reclamações e na comunicação com os consumidores

Trajetória ascendente

Atendendo à evolução desta matéria, importa ressalvar que, em 2019, verificou-se um total de 707 reclamações, um aumento de 128% face ao ano de 2018 (total de 310 queixas). A demora na entrega dos documentos e os problemas com o agendamento continuam a ser os principais motivos de reclamação, sendo que, ambos estão relacionados com o processo de manifestação de interesse por parte dos estrangeiros para se regularizem no país.

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