Huracán: do touro famoso pela coragem ao superdesportivo mais versátil da Lamborghini

Apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2014, o Lamborghini Huracán tem representado uma evolução consistente para a Automobili Lamborghini, elevando o nível da experiência de condução dos clientes ao longo dos anos.

O Huracán, que recebeu o nome do touro com o mesmo nome e que ficou famoso pela sua coragem, é hoje o superdesportivo mais versátil da Lamborghini pela sua capacidade de expressar todo o seu potencial não só na estrada e na pista, mas agora também na neve, terra e areia com o recente Sterrato.

O Huracán foi também o primeiro modelo de produção a incorporar inovações tecnológicas significativas. Alguns exemplos incluem o painel de instrumentos com ecrã digital apresentado pela primeira vez no Huracán LP 610-4; o sistema ALA (Aerodinamica Lamborghini Attiva) desenvolvido no Huracán Performante; e os travões CCM-R derivados da Fórmula 1 utilizados pela primeira vez no Huracán STO.

As tecnologias introduzidas no Huracán acabaram por ser integradas no ADN da Lamborghini, constituindo um componente crucial dos modelos posteriores. Por exemplo, a estrutura futurista do Revuelto é feita de Forged Composite, um material composto especial patenteado pela Lamborghini e lançado comercialmente no Huracán Performante. Estas inovações contribuíram para fazer do Huracán um sucesso comercial, produzido desde 2014.

Huracán LP 610-4 2014: “Tecnologia instintiva”

O Huracán LP 610-4 coupé estreado no Salão Automóvel de Genebra de 2014 está equipado com um motor V10 que debita 610 cv às 8.250 rpm. Tem tração às quatro rodas e, pela primeira vez, incorpora o sistema de dupla embraiagem Lamborghini LDF. As opções de modos de condução são Strada, Sport e Corsa. Possui discos de travão em carbono-cerâmica e amortecedores MagneRide com sistema de controlo eletromagnético, sendo o primeiro Lamborghini a incluir um ecrã digital de 11’’ no painel de instrumentos. A versão descapotável Spyder é apresentada em 2015.

Huracán LP 580-2 2016: “Tecnologia utilizável”

O Huracán coupé e o Spyder nas versões de tração traseira chegam em 2016, visando uma experiência de “condução divertida”. O modelo foi concebido para os puristas da condução que desejam velocidade, mas também um automóvel para desfrutar de uma condução de lazer quando não é levado ao limite. Este Huracán é proposto com um motor de 580 cv/ 8000 rpm. Incorpora alterações estéticas no painel frontal e nas entradas de ar, que são maiores para melhor arrefecer os travões traseiros.

Huracán Performante 2016: “Esculpido pelo vento”

O Huracán Performante é a primeira iteração do Huracán concebida para um desempenho desportivo. O motor ganha 30 cv, subindo para 640 cv às 8000 rpm, com 600 Nm de binário às 6500 rpm. No entanto, todo o automóvel recebe uma remodelação extrema, não apenas o motor. Para o Performante, a redução do peso foi um dos principais objetivos, o que é conseguido através da utilização extensiva de Forged Composite
(polímeros de carbono reforçados forjados) no exterior e no interior do automóvel, reduzindo o peso em 40 kg. Patenteada pela Lamborghini, esta tecnologia combina máxima resistência e peso reduzido.

O Performante incorpora também uma aerodinâmica avançada com o novo sistema ALA (Aerodinamica Lamborghini Attiva) que oferece tecnologia de ponta num conjunto especialmente leve: quase 80% mais leve do que o sistema tradicional. Graças ao controlo do fluxo aerodinâmico, o inovador sistema ALA permite obter um comportamento ótimo em função do tipo de utilização.

As características adicionais do Performante incluem sistemas calibrados de controlo da direção e de controlo da suspensão MagneRide, bem como molas mais rígidas para melhorar o comportamento do automóvel durante a condução em pista. A versão descapotável Spyder é apresentada em 2017 para complementar a gama. Graças à sua performance, o Huracán Performante estabeleceu o novo recorde de volta na sua categoria em 2016 em Nürburgring, tornando-se o melhor automóvel superdesportivo da sua época.

Huracán EVO 2019: “Evolução total”

O V10 da Lamborghini foi completamente renovado, tanto a nível estético como mecânico, com os modelos Huracán EVO[1] coupé e Spyder lançados em 2019. O motor gera agora 640 cv às 8.000 rpm, com 600 Nm de binário às 6500 rpm. O EVO tem uma dianteira totalmente nova que melhora o ‘downforce’, enquanto o difusor e a posição dos escapes e radiadores na traseira são esteticamente inspirados no Performante, de onde deriva o motor.

O spoiler traseiro redesenhado proporciona um aumento de cinco vezes na força descendente face ao modelo anterior. A suspensão MagneRide é melhorada e adapta-se agora ao tipo de condução através de uma corrente eletromagnética. Para melhorar o desempenho dinâmico, o Lamborghini Dynamic Steering (LDS) é acoplado ao Lamborghini All-Wheel Steering (LAWS), que melhora a condução em cidade e permite abordar curvas a velocidades mais elevadas em pista.

O novo sistema de infotainment estreia-se com um ecrã central HD de 8,8″, combinado com a tecnologia Lamborghini Integrated Vehicle Dynamics (LDVI), que permite prever o modo de condução com base nos comandos do volante, do acelerador e do travão e na análise de variáveis externas, como o tipo de piso, as forças laterais e longitudinais e a aceleração vertical que atuam sobre o veículo.

2020 Huracán EVO RWD: “Diversão com tração traseira”

O conceito “divertido de conduzir” que foi introduzido pela primeira vez com o anterior modelo de tração traseira do Huracán é reiterado e reproduzido no Huracán EVO RWD, que inclui as carroçarias coupé e Spyder. O splitter dianteiro redesenhado permite que mais ar seja direcionado para o difusor traseiro. E para tornar o RWD ainda mais ágil e divertido de conduzir, a Lamborghini opta por não utilizar o LDVI, optando por desenvolver um P-TCS (Performance Traction Control System): uma tecnologia exclusiva que garante uma tração ideal durante o drifting, melhorando o comportamento em situações de sobreviragem em relação à versão de tração integral.

2021 Huracán STO: “Baseado numa história verídica”

A introdução do STO[2] (acrónimo de Super Trofeo Omologata) dá origem a uma versão de estrada construída para utilização em pista, diretamente derivada da versão de competição utilizada no campeonato Lamborghini Super Trofeo: altera as regras do jogo. O STO mantém o motor de 640 cv do EVO, com calibrações reformuladas para proporcionar uma maior sensação de condução e um modo de tração apenas traseira e rodas traseiras direcionais.

Setenta e cinco por cento da carroçaria é feita de fibra de carbono, que os clientes podem optar por pintar ou deixar à vista. O conjunto “cofango” do capot dianteiro/para-lamas, uma obra de arte moldada numa peça única feita de compósito de fibra de carbono, é uma característica distintiva da carroçaria do automóvel. O “cofango” era uma particularidade do Lamborghini Miura. Completamente atualizada, a asa traseira de abertura fixa ajusta-se manualmente em três posições para obter diferentes cargas aerodinâmicas.

Os sistemas de modo de condução são totalmente novos e desenvolvidos especialmente para este automóvel: STO para condução em estrada, Trofeo para utilização em pista e Pioggia para condições de piso escorregadio. O volante e o pedal do acelerador proporcionam uma sensação ainda mais direta.

Desenvolvidos em colaboração com a Brembo, os travões CCM-R derivados da Fórmula 1 são utilizados pela primeira vez num automóvel de produção. O travão é composto por discos feitos de várias películas de fibra de carbono acopladas entre si e tem uma resistência ainda maior do que os travões de carbono-cerâmica, para uma travagem mais consistente mesmo a altas temperaturas.

2022 Huracán Tecnica: “Três perfis num só modelo”

Com um motor de 640 cv às 8000 rpm, o Tecnica reúne três perfis num só desportivo: estilo de vida, proveniente do design único e de muitos elementos distintivos – por exemplo o capot do motor em carbono e vidro, que proporcionam um equilíbrio perfeito entre elegância e um aspeto desportivo; prazer de condução, graças à tração exclusivamente traseira e à utilização de calibrações específicas; e desempenho dinâmico, através do eixo traseiro direcional (num máximo de 3°) e de uma aerodinâmica melhorada, também devido ao novo design do para-choques dianteiro com entradas de ar otimizadas e splitters redesenhados, que aumentam o ‘downforce’ em 35% em comparação com o modelo EVO.

2023 Huracán Sterrato: “Ir além do asfalto”

Nascido para transferir o fator “diversão na condução” para terrenos inacessíveis a um superdesportivo, o Sterrato é um conceito de automóvel completamente novo. Enquanto o Urus trouxe a performance de um superdesportivo para um veículo todo-o-terreno, o Sterrato faz exatamente o oposto, trazendo um automóvel superdesportivo para terrenos que são tipicamente prerrogativas dos SUV. O Sterrato tem uma altura ao solo mais elevada em 44 mm; uma suspensão redesenhada e reforçada; e também uma parte inferior da carroçaria modificada, para suportar as cargas que normalmente não se verificam em estradas pavimentadas.

Os pneus Knobbly Dueller (run-flat) foram criados especialmente para este modelo em parceria com a Bridgestone e acentuam o carácter do veículo em todos os tipos de terreno. Os guarda-lamas são específicos. As vias foram alargadas em 30 mm; o splitter dianteiro foi redesenhado para garantir um melhor ângulo de incidência; e o para-choques dianteiro, também redesenhado, incorpora entradas de ar de grandes dimensões para os travões.

Para proteção do motor contra a areia, o pó e a gravilha, todas as entradas de ar baixas foram fechadas e foi acrescentada uma entrada de ar especial no tejadilho do automóvel. Os três modos de condução, Strada, Sport e Rally, foram reprogramados para garantir um melhor comportamento do Sterrato em várias condições. O Sterrato é o único Huracán construído numa série limitada, com 1499 unidades produzidas.

O Huracán também encantou clientes e fãs com muitas séries especiais, incluindo o EVO GT Celebration em 2019; a versão 60th Anniversary de 2023; e o STJ em 2024 (acrónimo de Super Trofeo Jota), o mais recente superdesportivo comemorativo equipado com motor V10 aspirado e produzido numa série limitada de 10 unidades. Com recordes de performance, tecnologia e vendas, o Huracán, tanto nas versões de estrada como nas versões de competição (Gran Turismo, Huracán GT3, Huracán GT3 EVO e Huracán GT3 EVO 2), foi e continua a ser uma parte importante da Automobili Lamborghini.

Foi o modelo mais versátil da história do construtor de Sant’Agata Bolognese: o motor V10 naturalmente aspirado é um símbolo da história da Automobili Lamborghini e contribuiu para o sucesso da gama Huracán, que será substituída por um novo superdesportivo equipado com um novo grupo propulsor híbrido até ao final do ano.

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