Que benefícios os trabalhadores portugueses vão valorizar mais no futuro?

Uma vez que a pandemia colocou toda a gente em casa e afastou os funcionários das equipas de recursos humanos, que precisam de manter o contacto para perceber como está a equipa, estas tiveram de dar mais importância ao assunto e adotar novas estratégias à distância.

Assuntos como a saúde mental, a tecnologia, a flexibilidade no trabalho e o bem-estar financeiro serão os que o mercado de trabalho vai ver como principal destaque em Portugal nos próximos tempos.

Desta forma, a Cobee, uma empresa digital que permite gerir de forma flexível e automatizada os benefícios para colaboradores, criou uma lista com os principais aspetos a ter em consideração para que as empresas garantam a satisfação e o bem-estar no local de trabalho e as tendências que vão ser o foco desta área:

– Experiência de colaborador no centro da estratégia: as equipas de recursos humanos têm de analisar e definir totalmente as experiências dos funcionários desde o primeiro dia na empresa, pois esta experiência é necessária para que haja felicidade no trabalho, assim como a oferta de um pacote de benefícios personalizados.

– Atração tecnológica: as empresas portuguesas têm de se adaptar ao mercado internacional através da transformação digital, pois é essa transformação digital que vai influenciar o tipo de benefícios que as empresas vão escolher dar aos seus funcionários.

– Flexibilidade no trabalho: este é um tema que já é evidente e vai continuar a marcar o mercado de trabalho nos próximos meses, tanto na possibilidade de trabalhar a partir de qualquer sítio que não o local de trabalho, assim como a possibilidade de escolher o horário de trabalho. As empresas vão cada vez mais procurar alternativas para equilibrar a vida pessoal e profissional.

– Saúde mental: as empresas têm de implementar políticas de liderança e gestão mais empática para lutar contra o stress, a ansiedade e os esgotamentos nervosos dos seus funcionários. No futuro, as empresas devem tentar afastar-se o mais possível de ser uma fonte de stress, aproximando-se mais de um local onde reina o bem-estar.

– Bem-estar financeiro: as empresas têm de tomar medidas para tentar que todos os funcionários estejam em situações de bem-estar financeiro, pois esta é uma necessidade prioritária dos colaboradores portugueses.

– Salário “on demand”: até os salários estão a mudar para modelos mais personalizados e flexíveis que facilitam a autonomia dos funcionários e esta vai ser uma tendência que também vai aumentar nos próximos meses para as empresas portuguesas.

Ler Mais