Quatro regiões de Espanha sob avisos amarelos e laranjas para chuva intensa após passagem da DANA
A Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) emitiu esta quarta-feira um alerta para chuvas intensas em várias regiões do Mediterrâneo espanhol, numa nova frente de mau tempo que, embora menos severa, sucede à Depressão Isolada em Níveis Altos (DANA) que recentemente afetou o país e deixou um rasto de destruição e mais de 200 vítimas mortais. A previsão indica que as chuvas, especialmente em Baleares, Catalunha e Comunidade Valenciana, poderão ser localmente fortes, exigindo precauções da população nas áreas sob aviso.
A AEMET informou que, embora as chuvas previstas para hoje não sejam tão torrenciais como as da semana anterior, o aumento da instabilidade atmosférica na área mediterrânea e nos Pirenéus causará aguaceiros localizados intensos. Esta situação afeta especialmente as regiões das Baleares, Catalunha e Comunidade Valenciana, mas também poderá ter impacto no norte de Aragão. Além disso, a AEMET emitiu um aviso laranja para chuvas muito fortes em algumas áreas das Baleares, especificamente no leste de Maiorca e em Menorca, onde se prevê a possibilidade de acumulação de 40 mm de precipitação em apenas uma hora.
⛈️Chubascos localmente muy fuertes en Baleares. Activado aviso naranja: peligro importante. No te acerques a ramblas o barrancos aunque bajen secos. Su caudal puede aumentar rápidamente.
Tormentas también en el norte de Aragón, Cataluña y puntos de la Comunitat Valenciana. pic.twitter.com/TXU6pqFxZQ
— AEMET (@AEMET_Esp) November 6, 2024
No comunicado, a agência alerta para o perigo de inundações rápidas, aconselhando a população a evitar aproximar-se de ramblas e barrancos, mesmo que pareçam secos, pois o fluxo de água pode aumentar repentinamente devido às chuvas intensas. As trovoadas também estão previstas para estas áreas, aumentando o risco de fenómenos adversos súbitos.
Apesar da instabilidade no norte do Mediterrâneo, a AEMET prevê que a maior parte de Espanha experimente condições anticiclónicas, com predominância de céu pouco nublado ou limpo. Contudo, aguaceiros poderão ocorrer na área de Alborão e no Estreito, com possibilidade de se estenderem também a outras regiões mediterrânicas, como Aragão, Catalunha e Baleares.
O organismo estatal não descarta ainda a possibilidade de precipitações leves e dispersas, especialmente no oeste da Galiza e em algumas áreas de Castela e Leão, devido a remanescentes de uma frente que atravessa a região.
Na atualização matinal, a AEMET reafirmou o aviso laranja para chuvas muito intensas em Menorca e na área oriental de Maiorca, e emitiu um aviso de nível amarelo para outras partes de Maiorca, devido ao risco de trovoadas e possíveis acumulações rápidas de água. A AEMET reforçou a necessidade de cautela, recomendando à população que evite deslocações desnecessárias e esteja atenta às atualizações das autoridades.