Quatro formas de dar poder aos seus clientes sem perder o controlo do negócio

Já foram várias as vezes em que a frase “o cliente tem sempre razão” provou ser incorreta, tendo em conta a quantidade de vezes que os clientes, de forma incorreta, comunicam com as empresas só por acharem que essa frase é sempre verdadeira.

No entanto, por vezes as empresas só têm a ganhar com algum poder que dão aos clientes, principalmente as pequenas empresas, pois ao sentirem-se empoderados relativamente a uma empresa, há mais probabilidades de voltarem a requisitar os serviços, assim como de praticar o “passa a palavra” sobre os mesmos.

No entanto, a linha entre dar algum poder e assegurar que não se perde o controlo do negócio é ténue, por isso, a ‘Forbes’ fez uma lista com quatro formas de o fazer corretamente.

– Otimizar os serviços com base nas necessidades dos clientes: nos tempos que enfrentamos, as necessidades dos clientes mudam muito, principalmente devido aos desenvolvimentos tecnológicos, por isso, para além de ser necessário acompanhar esse progresso, também é necessário expandir o negócio para diferentes grupos. Esta mudança do negócio para as necessidades dos clientes vai ajudá-los mais facilmente a cumprir os seus objetivos e, consequentemente, a mantê-los.

– Fornecer opções self-service sempre que possível: a razão pela qual as caixas de pagamento self-service são tão populares nos supermercados é pelo facto de os clientes gostarem de ter alguma independência, mesmo que seja mais rápido de outra forma. Por isso, sempre que possível, é boa ideia deixar os clientes no controlo da sua compra.

– Estar disposto a receber feedback: apesar de ser uma ideia que muitos líderes empresariais não gostam, receber conselhos críticos e genuínos, os clientes sentem que têm algum poder ao conseguirem deixar opiniões sobre o negócio a que recorreram. As boas relações com os clientes são sempre a melhor opção para um número reduzido de opiniões negativas.

– Dar poder para criar uma estratégia de vitória para ambos os lados: independentemente daquilo que a empresa oferece, o principal objetivo é ter uma experiência de alta qualidade para o cliente. Dessa forma, vai manter o círculo de clientes e o negócio.

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