Quanto vale ser famoso nas redes sociais? Twitter avaliar empresas e nem o Facebook escapa

Qual é o valor de ser famoso no Twitter? Dois novos índices bolsistas criados pela S&P Dow Jones Indices e pelo Twitter vão desvendar o mistério esta quinta-feira, medindo o desempenho das empresas mais badaladas entre os investidores.

O Índice de Sentimento do Twitter S&P 500 vai medir o desempenho das 200 maiores empresas do S&P 500 que têm “as pontuações mais altas”, com base na forma como os utilizadores da rede social estão a discutir as ações, adiantou o S&P Dow Jones Indices.

As empresas dentro do índice serão ponderadas pela capitalização de mercado. Um segundo índice medirá o desempenho das 50 maiores empresas com igual peso.

Os novos índices surgem à medida que os tweets sobre as finanças estão a subir na rede social sediada em São Francisco, particularmente com o crescimento das criptomoedas. As conversações relacionadas com as finanças aumentaram mais de 26% em 2020 face ao ano anterior, segundo o Twitter.

A S&P DJI adiantou que vai medir diariamente o sentimento do Twitter das empresas do S&P 500, analisando tweets que contêm uma “cashtag”, uma funcionalidade de ticker que funciona da mesma forma que as hashtags, e pontuando se os tweets são mais positivos ou negativos. Ambos os índices serão reequilibridos mensalmente.

Amazon JPMorgan Chase e Meta,o novo nome para o Facebook, são algumas das grandes empresas que farão parte do Twitter Sentiment Index, adiantou a S&P DJI, em declarações à Reuters. Os restantes nomes ainda não foram desvendados.

Ler Mais