Quais as vantagens e desvantagens do cloud computing para as empresas?

Cloud computing, ou computação na nuvem, é uma tecnologia que permite acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados através Internet. Em suma, é uma forma de poder aceder à informação e a dados importantes em qualquer lugar, bastando para isso ter acesso a um computador.

Com a ascensão de tecnologias como a Big Data, Inteligência Artificial ou Machine Learning, os dados estão cada vez mais armazenados digitalmente e a possibilidade de aceder a estes de forma remota pode trazer vantagens para as empresas.

Entre as principais vantagens, como anteriormente referido, a capacidade de aceder e processar os dados em qualquer lugar destaca-se, mas propicia igualmente um menor risco de perda de dados, uma redução de custos de armazenamento em comparação com infraestruturas físicas, e ainda maior velocidade de processamento e capacidade de integração.

Paralelamente as empresas têm a garantia de ter um sistema de segurança permanentemente atualizado e tem poupanças com a energia devido a um menor consumo devido aos recursos partilhados e otimizados.

Por outro lado, esta tecnologia tem também as suas desvantagens, com destaque para a necessidade de haver uma conexão via Wi-Fi para o acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados. Para além disso há a possibilidade de falhas pontuais no servidor da cloud ou a perda de controlo direto sobre as informações armazenadas.

Sendo a segurança dos dados uma prioridade das empresas, o cloud computing representa sempre riscos, nomeadamente porque a utilização de servidores e recursos partilhados por diferentes empresas e utilizadores, favorece a possibilidade de falhas de acesso que geram acesso não autorizado, e representam ainda um ponto adicional para possíveis fugas de dados caso as transferências de dados não sejam criptografadas.

Ler Mais