PT2030: Empresas da região Norte têm até hoje para se candidatar a apoio de até 50% no pagamento dos salários

As empresas que contratem quadros altamente qualificados poderão beneficiar de um apoio em 50% dos custos salariais pelo período máximo de 36 meses. A medida é do PT2030 e o objetivo é melhorar as condições de emprego e aumentar a capacidade de contratar trabalhadores qualificados.

No âmbito do PT2030, o Sistema de Incentivos (SI) à Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados (RHAQ) visa fomentar a contratação, por parte das micro, pequenas e médias empresas, de recursos humanos altamente qualificados (nível igual ou superior a 6).

Este destina-se a empresas que se situem nas regiões Norte, Centro e Alentejo, e todas têm as suas especificidades relativamente aos prazos, área geográfica abrangida e montantes disponíveis. Para a região Norte, o período de candidaturas encerra hoje.

As empresas podem beneficiar de um apoio a fundo perdido em 50% dos custos com salários pelo período máximo de 36 meses, para a contratação de licenciados, mestres, doutorados ou pós-doutorados.

Para André Lopes, da Capitalizar, este incentivo representa “um impulso na atração de talento qualificado e terá um impacto transformador na criação de emprego.” Atenção para a região Norte, onde as candidaturas são de fase única e encerram já no final de março.

Na opinião de André Lopes, Partner da Capitalizar, “a medida promete trazer significativos benefícios tanto para as empresas como para a sociedade portuguesa. Para as empresas, a oportunidade de obter financiamentos de até 50% por um período de até 36 meses representa um impulso considerável para investir na atração de talento qualificado. Com esta vantagem financeira, as empresas poderão expandir as suas equipas com profissionais altamente capacitados, estimulando assim a inovação, a produtividade e a competitividade nos seus setores de atuação”.

Ler Mais